domingo, 12 de maio de 2019

Lava a mão!

A higienização das mãos é a principal medida de prevenção de infecções relacionadas aos cuidados de saúde. A prática deve ser levada tão a sério que até um dia foi dedicado a ela: no domingo (5) foi comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos, com alerta realizado durante toda esta semana no Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, com base no tema deste ano “Cuidado Seguro para Todos está em suas Mãos”.

A conduta faz parte do protocolo de Segurança do Paciente, que vem sendo trabalhado há um mês no HMA, através de um treinamento envolvendo integrantes do Núcleo de Segurança do Paciente, Educação Permanente e Comissão de Controle à Infecção Hospitalar (CCIH). Porém, apesar de todas as medidas e cuidados tomados, as taxas de adesão a essa precaução ainda são baixas.

Para chamar atenção para esse ato, nessa segunda-feira (6), a Comissão de Controle à Infecção Hospitalar (CCIH/ HMA) começou a espalhar na unidade vários desenhos de mãos, em cartolina, lembrando da importância de lavar as mãos antes de qualquer procedimento. A atenção especial é para quem tem contato direto e indireto com pacientes; quem atua na manipulação de medicamentos; quem lida com alimentos; e quem trabalha em contato com materiais estéreis/ contaminados.

O objetivo é incentivar a prática de higienizar as mãos na assistência à saúde para a segurança e qualidade do cuidado com o paciente. O alerta também é uma preparação para o próximo dia 15, Dia Nacional de Controle das Infecções Hospitalares, quando novas atividades serão realizadas no hospital. Com ações como essas e treinamentos regulares para funcionários e colaboradores, o HMA se mantém como uma das unidades de saúde de Pernambuco a estar à frente das demais com relação ao conjunto de ações para boas práticas de higiene.


Com informações da jornalista Iana Gouveia