segunda-feira, 8 de abril de 2019

Paixão de Cristo - Homenagem a José Pimentel este ano será em Olinda

Como noticiada em primeira mão pelo jornalista Pedro Tinoco, a produção da Paixão de Cristo - Homenagem a José Pimentel este ano será em Olinda. O espetáculo está previsto para ser apresentado na área externa da Igreja do Carmo, no Sítio Histórico, entre os dias 18 e 21 de abril, devendo atrair um público estimado entre 15 e 20 mil pessoas por dia.

No elenco principal estão o ator Hemerson Moura no papel do Cristo (sendo o artista escolhido pelo próprio Pimentel, falecido em 2018; a atriz Stella Maris Saldanha no papel de Maria; Moisés Neto interpretando Pilatos; Gabriela Quental (Maria Madalena); Daniela Câmara (Verônica); Luciano Lucas (Herodes) e Will Menezes (Judas). Quem assina a direção este ano é José Francisco Filho, decano do curso de Teatro da UFPE e amigo de muitos anos de Pimentel. A equipe ainda é formada pelo assistente de direção Ricardo Vendramini, pelas produtoras Lílian Pimentel e Mísia Coutinho e com cenários de Octávio Catanho (Tibí).

Sob nova direção - O diretor José Francisco Filho, traz uma Paixão com ar minimalista, sem tanto melodrama, e sim, com um ar de revolução e transgressão, tornando assim um espetáculo mais contemporâneo em seu todo. Sem o choro derramado em clichês, expressando mais a dor e não a fragilidade, tal qual o verdadeiro caminho de Jesus aqui na terra, segundo a sua pesquisa. Outra novidade é que o espetáculo terá as vozes originais do elenco atual, inclusive as de Jesus, interpretado pelo ator Hemerson Moura. 

José Francisco tem mais de 50 anos de teatro, foi Professor da UFPE por 34 anos e já montou épicos e tragédias, a exemplo dos espetáculos Prometeu Acorrentado de Ésquilo e Hipólito de Eurípedes, vários espetáculos infantis, além do famoso espetáculo que fez tanto sucesso no Recife, Salto Alto, entre outros. Ele também dirigiu diversos grupos de teatro, nas Universidades: Católica, FAFIRE, além da CHESF, Sindicato dos Bancários, entre outros. 

Mudanças - Há mudança de figurinos, tons em cores terra, cru, ocre, marrom, trazendo uma homogeneidade ao espetáculo, também modificação de cenas, tornando a montagem teatral mais impactante. Além disso, há neste ano a reforma do cenário. O espetáculo acontece de 18 a 21 de abril, às 20h, na Praça do Carmo em Olinda, fazendo uma grande homenagem à José Pimentel, precursor do teatro ao ar livre no Brasil.