segunda-feira, 8 de abril de 2019

CTTU implanta Zona Azul no bairro de Casa Forte

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realiza mais uma intervenção na cidade, dessa vez na Rua Doutor João Santos Filho, no bairro de Casa Forte. O projeto prevê a criação de uma nova área de circulação para pedestres, que vai garantir mais segurança viária. Além disso, a ação consiste também na implantação de 61 vagas de Zona Azul, com o intuito de disciplinar o estacionamento na via, antes proibido. A iniciativa entra em vigor nesta segunda-feira (8).

Dentre as 61 vagas de estacionamento rotativo implantadas na via, três serão destinadas às pessoas idosas e duas às pessoas com deficiências. A medida atende exigências estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina a destinação de 5% e 2% do total de vagas para, respectivamente, idosos e pessoas com deficiência. A Zona Azul na Rua Doutor João Santos Filho funcionará todos os dias da semana, das 8h às 20h. O tempo de permanência máxima de todas as vagas será de 2 horas. Para viabilizar a implantação dos estacionamentos rotativos, um ponto autorizado venda de Zona Azul já foi cadastrado no Plaza Shopping.

A intervenção de trânsito permitirá a criação de uma nova área de circulação para pedestres ao longo da via. Além de garantir a segurança viária, a medida dá condições de acessibilidade no embarque e desembarque, sobretudo dos idosos e pessoas com deficiência e amplia o espaço destinado aos pedestres na área pública. Haverá também o disciplinamento das vagas destinadas aos táxis, viabilizando o ordenamento da área de acesso ao shopping e a melhoria a mobilidade da via. Para orientar os motoristas, a CTTU vai realizar a manutenção da sinalização vertical e horizontal.

De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a ação tem o intuito de ordenar as vagas de estacionamento existente na área pública do entorno do shopping, assim como já foi feito em outras áreas de interesse comercial. "A intervenção na Rua Dr. João Santos Filho consiste não apenas na implantação da Zona Azul para melhorar a mobilidade, mas também viabiliza ampliação da área de circulação do pedestre, que terá mais acessibilidade e segurança viária", afirma.

ZONA AZUL - Atualmente, Recife conta com mais de três mil vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela e Boa Viagem. Com a implantação dos novos estacionamentos rotativos em Casa Forte, a prefeitura estende para cinco o número de pontos atendidos pelo projeto fora da área central da cidade. 

O horário de funcionamento da Zona Azul varia de acordo com a demanda para estacionamento de veículos no local. A maioria das vagas funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais, custando R$ 3. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave (R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação) e o veículo está passível de remoção ao depósito.

Imprensa Recife