quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Programa Governo Presente em Toritama

Uma manhã inteira de serviços voltados para a cidadania e promoção de saúde foram disponibilizados na terça – feira (04), aos moradores da cidade de Toritama, no agreste do estado. Emissão da carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, casamento, atendimentos jurídicos, vacinação e cortes de cabelo estavam entre os serviços ofertados gratuitamente em mais uma Ação de Cidadania do Programa Governo Presente que é coordenado pela executiva de Articulação Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). 

O evento aconteceu no Pátio de Eventos da cidade e ofertou à população gratuitamente mais de 90 serviços, ultrapassando a marca de 5 mil entre atendimentos e difusão A Ação é a 23º realizada em 2018 e já ultrapassa os 160 mil atendimentos em todo Estado.

A vendedora Maria Augusta, aproveitou a Ação para cortar o cabelo e fazer limpeza de pele. “Muito bom encontrar vários serviços em um só lugar, sem contra que de graça”, comemorou. Já a dona de casa Josefa Ferreira, aproveitou a ação para emitir a segunda via do RG. “Estávamos precisando de uma ação assim, foi maravilhosa, consegui tirar a segunda via da minha identidade e ainda levei meu filho para cortar o cabelo”, afirmou.

Além de documentação civil (RG e CPF) e certidões (nascimento e casamento e óbito), a ação também disponibilizou para a população inscrições para cursos profissionalizantes, serviços de saúde e beleza, elaboração de currículos, atendimentos comerciais e pendencias com a CELPE, consultas com o Detran, além de diversas orientações sobre prevenção as drogas, direitos humanos, mediação de conflitos e apresentações culturais de escolas estaduais e municipais.

“Esta foi a primeira ação de cidadania do Programa Governo Presente em Toritama e já avaliamos como muito positiva, tendo em vista, o quantitativo de atendimentos e difusão que superou a marca de cinco mil. Ações como essa só vem contribuir para a prevenção da violência no município, garantindo o acesso de serviços básicos de cidadania, saúde e garantia de direitos de forma rápida e pratica para a população”, destaca, a secretária executiva de Articulação Social, Mileane Aguiar.

A Ação de Cidadania é uma modalidade do Programa Governo Presente e nesta edião contou com todo apoio da Prefeitura de Toritama e parceiros privados entre eles: o CEBRAC, a Defensoria Pública, CELPE, COMPESA, Ótica Diniz, Polícias Militar e Civil, entre outros.

Imprensa SDSCJ PE