terça-feira, 25 de setembro de 2018

Natação e karate movimentaram XVII JEMC neste final de semana em Caruaru

Neste final de semana foi a vez dos estudantes competirem na natação pelos XVII Jogos Escolares Municipais de Caruaru. As disputas aconteceram na piscina da ASCES-UNITA e reuniu 164 atletas inscritos para a modalidade que contou, inclusive, com a participação de crianças de quatro a oito anos nos Festivais Esportivos. Foi também o período dos embates do karate, que aconteceram no Ginásio Municipal no último sábado (22).

Para Lúcia Cleide Silva, mãe da atleta Maria Clara Silva, de sete anos, que conquistou medalha de ouro na natação, o esporte traz resultados positivos para os pequenos por estimular o desenvolvimento físico e mental e promover a sociabilidade. “É maravilhoso fazer com que minha filha participe da competição, é uma emoção inexplicável. O esporte contribui em tudo para a formação das crianças, personalidade, disciplina e a iniciativa da prefeitura para o esporte e a educação só faz com que a comunidade ganhe com isso”, destacou Lúcia.

Os JEMC começaram no dia 25 de agosto e já premiaram os atletas do xadrez, bocha paralímpica, tênis de mesa, judô, badminton, natação e karate. A duração média do evento é de 45 dias. Nesta edição, são mais de 5000 atletas inscritos de mais de 80 instituições de ensino participantes das redes municipal, estadual, particular e federal, entre os quais estão inseridos os paratletas em diversas modalidades. Em 2017 foram mais de 4.000 alunos de 69 instituições.

As competições são em 14 modalidades, nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil, no feminino e masculino, sendo elas: futsal, futebol de campo, voleibol, vôlei de praia, handebol, basquetebol, natação, atletismo, judô, karate, xadrez, tênis de mesa, badminton e bocha paralímpica. O evento esportivo é considerado o mais importante do interior de Pernambuco e tem a realização da Prefeitura de Caruaru, através das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Gerência de Esportes e Lazer.

As disputas continuam - Nesta semana as competições continuam com voleibol na Escola Duque de Caxias, de segunda (24) à quinta-feira (27) das 08h às 12h. As finais da modalidade serão na próxima segunda-feira, dia primeiro de outubro, a partir das 08h, no Ginásio Municipal. O local também já está sediando as disputas de basquete de segunda (24) à sexta (28), a partir das 15h30, e de futebol, das 8h às 12h, e das 14h às 17h. 

O atletismo será no próximo sábado (29) e domingo (30) entre (08h às 12h30) e (14h às 16h), e o handebol reinicia no Municipal nesta segunda-feira (24) e continua na quarta (26), quinta-feira (27) e sexta (28), das 8h às 12h. O vôlei de praia será na AABB na quarta (26) pela manhã (das 08h30 às 14h) e na sexta-feira (28) a partir das 14h. O encerramento dos JEMC está previsto para acontecer no próximo dia três de outubro.


Imprensa Caruaru
Fotos Arnaldo Felix