sábado, 15 de setembro de 2018

Convênio entre IPA e BNB beneficia assentados de São Lourenço

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, e Banco do Nordeste assinam convênio a fim de liberar crédito para agricultores do assentamento Engenho Coepe, em São Lourenço da Mata. A iniciativa viabiliza recursos de até R$ 25 mil para um total de 24 famílias assentadas.

Neste primeiro momento, serão beneficiados diretamente 14 desses núcleos familiares. As condições de pagamento são diferenciadas, com prazos largos, de até 10 anos, e juros abaixo do mercado (0,5%). E caso o agricultor consiga antecipar o pagamento ainda ganha desconto de 40% no valor da dívida. “Com isso, incentivamos o pessoal a produzir e não ter medo de investir, colhendo, num futuro próximo, todos os benefícios dessa parceria”, celebrou Nedja Moura, presidente do IPA.

A parceria entre as Instituições e agricultores vai além da questão financeira. Cabe ao IPA, por exemplo, elaborar e dar assistência técnica junto às famílias assentadas em projetos viáveis dentro do valor liberado, seja na criação de animais, cultivo hortifruti, entre outras, apontando a melhor forma de aplicação, condução e alcance de melhores resultados. “É um trabalho de base com começo, meio e fim, de toda assistência técnica e pessoal com nossos profissionais à disposição. É fortalecimento humano, da agricultura familiar que é tão importante para a economia e para o que chega à mesa do consumidor”, comentou Albérico Rocha, diretor de Extensão Rural do IPA.

Entre os projetos elaborados pelos profissionais do IPA para os agricultores investirem o dinheiro do crédito produtivo destacam-se, entre outros, suinocultura, mas também há para piscicultura e fruticultura, como de maracujá irrigado. Um dos assentados beneficiados, Francisco Araujo (foto acima), falou emocionado sobre a conquista do crédito que, para eles, significa um novo começo. “Esperamos muito por isso, lutamos e agora conquistamos. Esse valor ajudará muito em nosso pequeno negócio, trazendo um novo recomeço para nós, para nossa terra e para a melhora de vida como um todo”, disse. “Não pensaremos mais em desistir”, concluiu. 

Imprensa IPA