sábado, 15 de setembro de 2018

Adolescentes da FUNASE participam de seminário sobre diversidade

Adolescentes internos da Casa Semiliberdade (Casem) Recife I, da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), localizada no bairro do Rosarinho, participaram nessa quinta-feira (13), de um debate sobre Diversidade Sexual e Identidade de Gênero. A ação foi promovida pelo Centro Estadual de Combate a Homofobia (CECH), órgão do Governo de Pernambuco, executado pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH).

Durante o evento, cujo objetivo foi viabilizar o diálogo sobre as questões de gênero, uma psicóloga e uma advogada do CECH realizaram uma dinâmica para apresentar a temática LGBTI, levantando o debate sobre preconceito e respeito a esta população. Os adolescentes também participaram de uma roda de conversa para esclarecer dúvidas relacionadas à identidade de gênero e sexualidade.

De acordo com a psicóloga do CECH, Maria Moura, a ação atendeu as expectativas em relação a apresentação e esclarecimento da temática LGBTI para os adolescentes. “Trabalhar esses conceitos possibilitam uma convivência de respeito a esta população, no exercício de cidadania nas unidades e na região de convivência’’ detalha Maria.

O socioeducando W.E, 17 anos, já conhecia a temática através de algumas aulas na escola e considerou a ação foi importante. “Eu não conhecia algumas letras dessa sigla (LGBTI) e também refleti mais sobre como devemos respeitar a todos’’, explica o adolescente.

A formação já foi realizada em três unidades da Funase que atendem adolescentes do sexo feminino no Recife. A próxima será realizada terça-feira, 18, no Centro de Internação Provisória (CENIP), localizado no bairro do Bongi, também no Recife.

Imprensa SEDH PE
Foto Ray Evllyn