quarta-feira, 29 de agosto de 2018

17º Congresso Brasileiro de Gastropediatria



Começa oficialmente amanhã (30) o 17º Congresso Brasileiro de Gastropediatria – Gastroped, evento que acontece na praia Porto de Galinhas, município de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. Realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em conjunto com a Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), o congresso tem como tema Construindo Pontes Entre a Ciência e o Cuidado, que guiará as atividades que ocuparão o Hotel Armação até o sábado (1º de setembro). 

As atividades relacionadas ao Gastroped ocupam o Armação, no entanto, desde a véspera da abertura. Nesta quarta-feira, 29, estão sendo realizados oito cursos pré-congresso, com temas que vão do Jovem Gastroenterologista Pediátrico à Nutrição Para o RN Prematuro. 

A expectativa é que o Gastroped receba cerca de 1.500 congressistas, a exemplo de gastropediatras, pediatras, nutricionistas e estudantes da área de saúde, que desfrutarão de  uma estrutura especial, incluindo três salas simultâneas, duas de gastroenterologia pediátrica e uma de hepatologia pediátrica. Dentre os temas em destaque estão a alergia à proteína do leite de vaca, a doença celíaca, as repercussões intestinais da síndrome do zika vírus nas crianças, cólica infantil e o refluxo gastroesofágico na infância. Estão programadas mais de 100 apresentações orais, distribuídas entre conferencias, palestras e mesas-redondas, ao longo dos quatro dias de evento. 

Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, a gastropediatra baiana Luciana Rodrigues Silva vai coordenador um dos cursos pré-congresso, sobre doença inflamatória intestinal na infância, no dia 29 de agosto (quarta-feira). Ela também estará à frente, durante o congresso, da palestra Criança que não responde ao imunossupressor: como proceder?, marcada para o dia 30. 

Luciana será ainda mediadora da mesa-redonda Dilemas no diagnóstico e tratamento da doença celíaca, na sexta-feira (31). No mesmo dia, a gastropediatra fará o lançamento do livro Manual de Residência em Gastroenterologia Pediátrica (Manole Editora, 1ª edição, R$ 128), escrito em parceria com Elisa de Carvalho (DF) e Cristina Targa Ferreira (RS). A obra engloba as doenças de refluxo gastroesofágico, dificuldades alimentares, alergia alimentar, prebióticos, probióticos e posbióticos, microbioma e imunização. A sessão de autógrafos será às 16h no estande da SNP. 

Já a presidente do congresso e vice-presidente da Sopepe, Kátia Brandt, comandará a conferência inaugural Enteropatia Ambiental: Ontem e Hoje, ministrada pela professora Gisélia Alves, que inicia a programação da quinta-feira (30). Ela explica que a conversa abordará o agravo repetido ao intestino decorrente de um ambiente contaminado por micro-organismos. 

“Esse tipo de contaminação acontece principalmente através da água, em ambientes de pior condição socioeconômica, carentes de água de boa qualidade e acesso ao saneamento básico”, detalha Kátia. 

As descobertas mais recentes sobre o assunto, segundo Kátia Brandt, são as consequências em longo prazo de tal contaminação, como o favorecimento à desnutrição da criança, à redução do crescimento, o maior risco de baixa estatura e um menor desempenho intelectual, comprometendo o indivíduo por toda vida.  

Também haverá espaço garantido para a cultura popular pernambucana durante o Gastroped. A solenidade de abertura contará com os hinos do Brasil e de Pernambuco executados por um sanfoneiro. Além disso, na sexta-feira (31), os participantes vão curtir o Gastrofolia, comandado pela cantora Silvana Salazar, que apresentará o show Em Ritmo de Carnaval Pernambucano. Haverá ainda a apresentação de um grupo de maracatu. 

As inscrições para o 17º Gastroped ainda podem ser feitas presencialmente no local do evento. Já a programação completa pode ser conferida no site www.gastroped2018.com.br

Serviço:
17º Congresso Brasileiro de Gastropediatria - Gastroped  
Quando: 29 de agosto a 1º de setembro  
Onde: Hotel Armação, Porto de Galinhas, Ipojuca - Pernambuco  
Inscrições: presenciais, no local do evento 
Mais informações: www.gastroped2018.com.br