domingo, 22 de julho de 2018

Férias escolares: atenção aos olhos nas férias e cuidado na volta às aulas

Época de férias, videogames, viagens e brincadeiras na praia, julho é um mês agitado para a criançada. O período de recesso escolar, porém, pode causar impacto no desempenho no retorno às aulas, por conta de possíveis problemas nos olhos. Uma vista com adversidades pode ser confundida com déficit de atenção na hora de entender a explicação do professor da escola, por exemplo.

Para a oftalmologista do Instituto de Olhos Fernando Ventura, Alexandre Ventura, ficar muito tempo em frente à TV, celular ou videogame pode causar síndrome do olho seco, miopia e até lesão na retina. Segundo Alexandre, para evitar problemas, o indicado é utilizar colírios lubrificantes com orientação médica, reduzir a luz dos equipamentos e diminuir o tempo de uso.

“Muitas vezes um animal de estimação vai estimular novas atividades longe do celular, pode ser também uma leitura de um livro, brincadeiras antigas como pega-pega, esconde-esconde, enfim, opções variadas além dos tecnológicos. Se você libera seu filho a ter um uso excessivo de celular, muito provavelmente ele vai precisar usar um óculos”, ressaltou Ventura.

Já para a oftalmologista pediatra do IOFV Kátia Duarte, a saúde dos olhos muitas vezes é confundida com outros problemas quando as crianças voltam às aulas. Antes de rotular o jovem com déficit de atenção ou preguiçosa, é importante submete-lo a exames oftalmológicos.

“O aluno pode se tornar disperso pelo simples fato de não conseguir ver o quadro, então ela vai querer brincar, conversar, mas não vai querer copiar as coisas escritas na lousa, já que não são nítidas ao olho delas”, explicou a médica.