segunda-feira, 11 de junho de 2018

Cultura de Luto com a partida de Barão

Nesta terça-feira (12), às 19h, na Igreja do Pina, haverá a Missa de Sétimo Dia em homenagem ao comerciante e cantor Luís Amaro da Silva, mais conhecido como Barão, dono do Restaurante Kibe Lanches, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. Seu Barão faleceu na terça-feira, 5 de junho, aos 85 anos. Ele sofria de diabetes e de problemas no coração. 

O Kibe Bar Lanches, além de ser uma comedoria com pratos árabes e regionais, tornou-se um espaço pioneiro de encontros e apresentações destinados ao Público LGBT do Recife, nas décadas de 1970 e 1980. No início dos anos 2000, abrigou o Sarau das Artes do Grupo de Teatro João Teimoso, liderado pelo ator, diretor e dramaturgo Oséas Borba Neto. "Fiquei muito triste ao saber do falecimento do meu grande amigo, do João Teimoso e do Sarau das Artes: Barão, um símbolo da cultura que movimentou muito o Pina com seu Bar Kibe Lanches! A Cultura está de Luto", lamenta Oséas (na foto acima junto com Barão, durante homenagem ao comerciante).

Cinema - O jornalista e cineasta Alexandre Figueiroa foi outro que também expressou sua tristeza com a morte de Barão: "O Pina não é mais o mesmo com a partida do Barão". Figueiroa lançou, no ano passado, um curta-metragem sobre a ousadia e o pioneirismo do espaço em abrigar uma improvisada casa de espetáculos, com apresentações de transformistas e desfile de rapazes completamente nus, chamados pelos frequentadores de "As Rolinhas do Barão". 

O filme recentemente foi selecionado para a mostra competitiva do Rio Festival de Gênero & Sexualidade, entre os próximos dias 5 e 11 de julho. "Eu ia no Kibe no início dos anos 90 e achava ele uma figura muito curiosa", conta Figueiroa, que reuniu alguns dos frequentadores assíduos dos shows e desfiles e também ouviu o próprio Barão que, por anos, abriu sua casa para a diversidade sexual. 

Serviço
Missa de Sétimo Dia em homenagem a Luís Amaro da Silva - Barão
Local: Igreja do Pina - Av. Herculano Bandeira
Data: 12/06/2018
Horário: 19h

Nota do Blog: Conheci Seu Barão quando era atriz do Grupo João Teimoso entre os anos de 2012 a 2015. Além das apresentações no Sarau, também participava das faxinas no espaço em dias de apresentações e sempre o vi como uma pessoa muito doce, que sempre me tratou com muito carinho e respeito. Vá em paz, Seu Barão!

Da Redação, com informações do Blog Fernando Machado e da Revista Algo Mais