sexta-feira, 27 de abril de 2018

Programa Via Escola

Nesta quinta-feira (26), a Concessionária Rota dos Coqueiros – que dá acesso às praias do litoral sul e corta a Reserva do Paiva – apresentou os resultados do Programa Via Escola. Trata-se de um projeto de responsabilidade social na área de educação, focado na formação continuada de professores de ensino básico. Com investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa foi aplicada de maneira piloto, durante cinco anos, em 12 escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. O evento foi na Secretaria de Educação de Pernambuco.

"Desde o início, o objetivo foi contribuir com a melhoria dos índices de educação básica nos municípios onde atuamos. Após cinco anos e com uma metodologia sistematizada, resolvemos multiplicar a outros municípios, entregando ao Estado”, adianta o diretor-presidente da Rota dos Coqueiros, Elias Lages. Ele acrescentou que, para isso, a concessionária entregará a sistematização de toda a metodologia desenvolvida pelo Instituto Chapada de Educação, parceiro e executor do projeto. No encontro, as secretarias municipais de educação das duas cidades também irão apresentar o desempenho das práticas pedagógica do período e a relação com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Resultados do Programa Via Escola:

De iniciativa da primeira Parceria Público-Privada (PPP) de Pernambuco e a primeira PPP de rodovias do País, o Programa Via Escola foi criado em 2012 para contribuir com o desenvolvimento de educação básica, por meio da formação continuada de educadores dos municípios em que atua. O foco é contribuir com a formação de leitores e produtores de textos. “Como resultado, há uma maior interpretação e compreensão do que é lido pelos alunos”, adiantou Elias. Desde que foi implantado, o programa já beneficiou mais de 300 educadores e contribuiu para o avanço das capacidades de leitura e produção de texto de três mil estudantes do ensino fundamental I. Vale ressaltar que o Ideb dos dois municípios atingiram em 2015 a meta de 2020.

Em cinco anos, foram investidos R$ 5 milhões em capacitação de educadores, produção de conhecimento, sistematização da metodologia, reforma de infraestrutura e formação continuada para mais de 300 educadores da rede pública de ensino municipal. Os recursos fazem parte do Fundo Socioambiental da Rota dos Coqueiros - a única concessionária do país a contar com um fundo voltado para iniciativas socioambientais.


Dados do programa:

-5 anos foi o tempo de execução do projeto-piloto;
-2 cidades abrigaram o Via Escola: Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho;
-12 escolas municipais das duas cidades foram contempladas;
-Mais de 300 educadores foram beneficiados pela iniciativa;
-3 mil estudantes do ensino fundamental I foram contemplados pela ação;
-5 milhões de reais foi o investimento feito pela concessionária no programa;