sexta-feira, 27 de abril de 2018

Impacto do eSocial no Brasil é tema de minicurso promovido em Limoeiro

Na noite desta quarta-feira (25), a Prefeitura de Limoeiro, em parceria com a Secretaria Executiva de Indústria e Comércio e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou o minicurso "Entendendo o impacto do eSocial no Brasil". Estabelecido pelo Decreto n° 8373/2014, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), conforme o nome sugere, pretende simplificar e unificar a entrega destas demandas ao Governo Federal, de modo a diminuir a redundância de informações, aumentar a eficácia das empresas e dos escritórios contábeis e melhorar a relação entre empregadores e empregados.

De acordo com o secretário executivo de Indústria e Comércio de Limoeiro, Wellington Vasconcelos, o evento visa capacitar as empresas e os escritórios de contabilidade do nosso município à utilização desta nova tecnologia. "O Governo exige que as empresas têm de aderir ao eSocial a partir de junho deste ano. É importante que os empreendedores se atualizem sobre a ferramenta, sabendo para quê ela serve e como utilizá-la. É um tema que chama a atenção, não só pela novidade, mas também por ser uma exigência do Governo", afirma.

Formado em Administração de Empresas, o palestrante Marcos Pereira define a ferramenta como um grande marco nas leis trabalhistas do Brasil. "O eSocial veio para modernizar as empresas e acabar com o trabalho manual. Tudo vai ser online. Haverá uma grande transformação na administração pessoal de Recursos Humanos, desde o recrutamento e seleção, passando pela admissão e até mesmo pela demissão do empregado. A partir de 2019, esta também será a única via para recolhimento de INSS, Imposto de Renda e FGTS", explica o professor.

Entre os 40 alunos do minicurso estiveram empreendedores, contadores e estudantes do 3° e 7° períodos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (Facal). Um dos contemplados foi o funcionário do Banco do Brasil e aluno da Facal, Genival Simplício da Silva, que descreveu o conteúdo apresentado como bastante proveitoso. "Aprendi que o eSocial vai evitar fraudes e validar documentos, assegurando, assim, os direitos dos trabalhadores. Já estudei Legislação Tributária na faculdade e vi que o sistema do eSocial também abrange essas questões, pois vai turbinar a arrecadação de tributos e penalizar quem não paga tributos", aponta o estudante.

Em virtude da alta demanda para este minicurso, a Secretaria planeja promover novas palestras voltadas a este assunto.


Imprensa Limoeiro