quarta-feira, 21 de março de 2018

Dificuldades de Aprendizagem: como identificar e intervir

As dificuldades na aprendizagem é um tema que muitas escolas, famílias e os próprios estudantes, independente do contexto sociocultural, lidam diariamente. De acordo com o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders da American Psychiatric Association, também conhecido como DSM-5, a taxa de prevalência das dificuldades na aprendizagem nos domínios acadêmicos da leitura, escrita e matemática é de 5 a 15% entre as crianças que se encontram em idade escolar. Tais dificuldades dependem da combinação de múltiplos fatores, sejam eles: genéticos, neurobiológicos, emocionais, socioculturais, institucionais, como também pedagógicos. Ciente dessa demanda crescente, a MPE Treinamento & Consultoria realizada logo mais à noite, das 18h às 22h, o curso sobre Dificuldade na Aprendizagem, que será ministrado pelo Psicólogo Clínico e Educacional Sidclay Bezerra de Souza, Doutor em Psicologia com Especialidade em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Segundo o profissional, neste curso serão abordadas as dificuldades mais frequentes na vida dos estudantes. Ou seja, as dificuldades na escrita (disortigrafia e disgrafia), na leitura (dislexia) e na matemática (discalculia), além das dificuldades provenientes da atenção e concentração (Transtorno do Déficit de Atenção - TDA e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH). “Vale ressaltar que quando falo das situações de TDA e TDAH, estou enfatizando casos específicos e que são provenientes do neurodesenvolvimento”, salienta o Prof. Doutor Sidclay Bezerra de Souza.

Ainda segundo o especialista, este curso terá uma abordagem das condições biopsicossociais da aprendizagem e tem o objetivo de oferecer, aos seus participantes, uma formação que os tornem capazes de adquirir conhecimento técnico-científico sobre o que vem a ser uma dificuldade na aprendizagem, quais os tipos mais comuns que se verifica nas escolas, bem como identificar as suas possíveis causas. Além disso, os participantes obterão conhecimento sobre os diferentes instrumentos de avaliação utilizados para fins de diagnóstico e serão munidos de instruções sobre o desenvolvimento de estratégias de intervenção e acompanhamento sistemático destes casos.

Segundo o Prof. Doutor Sidclay Bezerra de Souza, o DSM-5, aponta que as dificuldades na aprendizagem não podem ser explicadas por deficiências intelectuais, déficits visuais ou auditivos não corrigidos, outros transtornos neurológicos ou mentais, adversidade psicossocial, baixa proficiência na língua utilizada para a aprendizagem acadêmica ou instrução educacional inadequada. “A partir da minha experiência profissional há mais de 10 anos com uma atuação profissional no Brasil e em Portugal, bem como a minha experiência acadêmica, compreendo que as dificuldades de aprendizagem não podem ser vistas como se fossem problemas insolúveis, mas como desafios que fazem parte do próprio processo da aprendizagem. Com isso, considera-se necessário identificar e preveni-las o mais precocemente”, salienta.

O curso é direcionado a estudantes e profissionais de psicologia e pedagogia, psicopedagogos, professores e demais interessados nessa área e visa capacitar os participantes a identificar, avaliar e caracterizar dificuldades em diferentes situações de aprendizagem e de ensino, planejar intervenções em situações específicas e formas de colaboração em equipe multidisciplinar. O Investimento do curso inclui material didático e de apoio (pasta, caneta) além de certificado. A inscrição, sendo realizada até o dia 20 de março, custa R$ 65,00. No dia do evento, o valor custará R$ 75,00. Mais informações: www.mpetc.com ou mpetc@mpetc.com.


SERVIÇO
MPE –Consultoria & Treinamento
Rua Dom Carlos Coelho, 64, Boa Vista.
Informações: (81) 3423.2729/ 9 9661.0423/ 9 8491.4473