quarta-feira, 21 de março de 2018

Contar e contagiar com histórias para crianças

A Contágio Produções Artísticas nasceu do sonho de contagiar o máximo de pessoas possíveis, atendendo com serviços de teatro escola, teatro empresa, teatro convencional, teatro de rua e contação de histórias. Isso porque o lema da Contágio é que todas as crianças tenham acesso à educação e à cultura. 

E pensando nisso, o trabalho agora é de circular pelo interior de Pernambuco para fazer contação de histórias para as crianças. 

A narrativa contada é autoral e narra a história de uma criança que está passando as férias na casa da avó e está cansada) de ficar no tédio Até que sua avó conta a história sobre quando ela era criança e usava sua imaginação para conseguir se teletransportar para lugares incríveis e assim conseguir se divertir. 

A criança, no início não consegue acreditar, mas tenta seguir as dicas da sua avó que dizia que ela conseguiria se andasse diferente ou falasse em uma língua inventada. Fazendo a primeira vez, a criança acaba sentindo algumas diferenças e consegue passar por lugares incríveis como a lua, as pirâmides, o arco-íris e uma selva, aprendendo assim a se divertir sem tecnologia e que a imaginação e a criatividade podem lhe levar para qualquer lugar. 

A CIRCULAÇÃO CONTAR E CONTAGIAR estima atingir 10 (dez) cidades do interior de Pernambuco com o intuito de levar arte, alegria e informação durante cinco dias. Para que não fosse apenas algo de momento, kits de leitura seriam distribuídos gratuitamente para as crianças continuarem a buscar prazer em instruir-se. O kit contém 10 (dez) minicontos não finalizados onde elas criariam o final das histórias e uma estante de troca onde elas poderiam trocar os seus livros por outros e/ou deixar um desenho ou poesia para uma próxima criança de outra cidade, propondo assim uma reciprocidade constante de experiências entre as próprias crianças. 

No entanto, o estimado de verba não foi alcançado e muitos dos objetivos não puderam ser alcançados. Porém não desanimamos e com a ajuda de amigos e pequenas doações adquiridas em lojas do centro do Recife A Contágio fez 06 (seis) cidades em três dias, mudando totalmente o percurso anterior. As cidades percorridas foram Caruaru, Gravatá, Itapissuma, Itamaracá, Abreu e Lima e Igarassu. 

O projeto vai ser retomado nos demais meses de férias escolares, pois acreditamos que a leitura como forma de diversão e aprendizado não devem ser incentivadas apenas nos meses letivos, mas sim durante todo o ano. Em julho, a contação recomeça!