sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Estudante denuncia agressão por skinheads no Ceará

Um jovem relatou ter sido agredido por um grupo de "skinheads" no Bairro Benfica, em Fortaleza, na noite desta quinta-feira (19). Segundo o relato postado em redes sociais, "eram uns seis caras" vestidos de preto, que desferiram vários golpes. "Me cercaram e começaram a me socar, eu só tive a reação de proteger a minha cabeça e gritar por socorro", diz a vítima. 

Na mensagem, ele diz que conseguiu fugir em meio aos golpes. "Quando eu vi uma brecha entre dois deles, eu corri, atravessei a avenida, quase fui atropelado." Ele acredita ter sido um espancamento motivado por homofobia e racismo. "Enquanto eles me batiam, eu só ouvia algo relacionado a eu ser 'viadinho e um preto imundo'." Os skinheads são grupos formados normalmente por homens, que preferem usar roupas pretas e corte de cabelo curto ou raspado. 

Eles espalham mensagens antissemitas, contra leis voltadas para minorias, e conteúdos xenofóbicos, homofóbicos e racistas. Conforme a Secretaria da Segurança, o caso foi relato a policiais na Praça da Gentilândia, no Bairro Benfica, onde funcionam diversos cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC). O local é ponto de encontro de LGBTs.

Portal G1