sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Caminhada da acessibilidade mobiliza população em Limoeiro

No fim da tarde desta quinta-feira (19), a Prefeitura de Limoeiro realizou a primeira Caminhada da Acessibilidade no município. A ação teve o intuito de verificar os locais de maiores movimentos para estabelecer as modificações necessárias à inclusão e melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência que convivem e enfrentam diariamente a ausência de locomoção básica. O evento teve a concentração no Ponto Certo e seguiu pelo comércio, finalizando na Praça Comendador Pestana. 

Com a participação dos deficientes físicos, três voluntários também receberam uma cadeira de rodas, venda nos olhos e os ouvidos tampados para acompanharem a rota e sentirem todas as dificuldades de acesso nas ruas, calçadas, além dos perigos ocasionados pela falta de segurança.

Para o cadeirante Severino João da Silva, a experiência do dia foi especial pela oportunidade de poder mostrar os riscos cotidianos enfrentados não só por pessoas com deficiência, mas também idosos e gestantes. “As pessoas não respeitam as faixas, rampas, estacionamentos. É preciso que se crie uma consciência e elas consigam ver o quanto isso nos atrapalha quando precisamos nos locomover para o trabalho, para a escola. Assim é a nossa vida”. Com ele, concorda a também cadeirante Eziete dos Santos Silva, onde afirma que essa união “foi para o nosso bem. Se todas as cidades vissem e fizessem o que estamos fazendo agora, teria de significado imenso. Limoeiro será exemplo quando tudo estiver organizado e modificado”.

Os voluntários que participaram da experiência relatam sobre a sensação única que vivenciaram. “Passei alguns minutos como deficiente visual que pareceram horas. A dificuldade é imensa para subir ou descer locais, não temos dimensão do espaço que estamos caminhando. Eu estava sendo guiado por alguém, mas imagine quem está sozinho em uma cidade que ainda não tem calçadas apropriadas? São guerreiros, estão de parabéns”, conta Júnior Coutinho.

O motorista Marcial França e a vereadora Úrsula Nunes também estiveram na experiência. Ele relata que "Se sentir impotente pelo que se enfrenta no dia a dia de forma natural torna tudo diferente, agora temos uma visão real do que realmente acontece. Representei um cadeirante e hoje senti na pele dos nossos amigos a vulnerabilidade que passam. Cheguei a um momento que quase caí da cadeira de rodas. A gestão teve um olhar diferente e especial para eles o que ocasiona em dignidade e respeito refletindo nas atividades de todos”.

Como surda, Úrsula relata sobre o quanto as deficiências variam em suas particularidades. “Temos a necessidade de tomar uma atitude. Tivemos uma audiência pública onde foi sugerido essa ação com os deficientes, um seminário para inclusão e, agora, em um terceiro momento, estamos aqui. Aos poucos, vamos fazendo e construindo a mobilidade. Pudemos ver vários pontos que precisam de melhorias e, nesse passo, conseguiremos fazer muita coisa”.

A ação é uma parceria com a Secretaria de Obras, Infraestrutura e Habitação, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, os vereadores, a juventude, a guarda municipal e toda população que também opinou e teve voz. As secretarias, em consonante, lembraram sobre a importância de transformar o público em “um ser nosso e não um ser de ninguém” para tomar conta do povo com responsabilidade e transformar Limoeiro em uma cidade melhor. Agora, será realizado um estudo e uma pesquisa para que os objetivos vistos sejam efetivados.


Secretaria de Imprensa de Limoeiro