quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Toda quarta tem feirinha agroecológica

Com o intuito de estimular o hábito de uma alimentação saudável e promover o acesso a alimentos naturais, o curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio do Recife criou a Feirinha Agroecológica. Tomate, abobrinha, batata-doce, ovos caipiras, frutas e outros diversos vegetais e hortaliças podem ser encontrados todas as quarta-feira, das 9h às 14h, no Campus Abdias.

A Feirinha Agroecológica, é uma ação dentro do Projeto de Iniciação Científica "Perfil Nutricional e Alimentar de Funcionários de uma Instituição de Ensino Superior da Cidade do Recife-PE", que está sendo realizada desde o primeiro semestre deste ano, com foco na saúde do trabalhador, tendo outros professores, alunos e funcionários envolvidos. “No primeiro momento da pesquisa fizemos uma avaliação das condições de saúde, alimentação e nutrição dos funcionários. Diante de alguns resultados planejamos a feirinha”, explicou a professora de Nutrição, Pedrita Queiroz.

A feira representa a responsabilidade social da instituição em se articular com os diferentes setores da sociedade, em torno de um eixo comum: o bem estar do público interno e externo. Os produtos são fornecidos por agricultores regionais da Associação de Agricultores Agroecológicos de Chã Grande - Nova Visão. Todos eles têm certificado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e também estão presentes em outros espaços, como a UFPE e Camaragibe/Aldeia.

Saiba mais - O sistema agroecológico é o tipo sistema agrícola não produz apenas o alimento sem agrotóxico, mas, agrega valores aos alimentos locais, preserva os recursos naturais, empondera o agricultor rural, viabiliza a comunicação entre cidade e campo e potencializa a rede de relações sociais, por isso, é considerado um sistema sustentável de produção de alimentos, vislumbrado pela Nutrição.


Serviço:

O quê? Feirinha Agroecológica
Quando? Todas as quartas-feiras
Horário? Das 9h às 14h
Local? Estácio do Recife – Campus Abdias - Av. Eng. Abdias de Carvalho, 1678 – Madalena.