quarta-feira, 20 de setembro de 2017

ADUFEPE debate Universidades Públicas

Nos dias 28 e 29 de setembro, a ADUFEPE e o PROIFES- Federação realizarão o Seminário Concepções e Modelos de Universidade Pública e Estatal, no auditório da entidade (prof. Paulo Rosas). Todos os participantes terão direito a certificação que será disponibilizada através do site da ADUFEPE. 

O evento reunirá ícones das Instituições de Ensino Superior (Ifes) de todo país para debater os conceitos que envolvem a universidade brasileira. “Esse evento é fundamental para discutir um novo projeto de estado. Discutir concepções é refletir sobre a universidade que queremos e principalmente sobre o que precisamos mudar nela”, comenta o presidente da ADUFEPE, Augusto Barreto. Ele acredita que este seminário será o ponta pé inicial para alavancar novos projetos e ações. A expectativa das entidades organizadoras é receber um grande público com a participação de docentes, estudantes e técnicos da UFPE. 

A programação é um convite ao conhecimento. Na manhã do dia 28 (quinta-feira), o debate sobre Os modelos e Concepções de Universidade trará como palestrantes a professora Silke Weber (UFPE) e o professor Naomar de Almeida Filho (UFSB), e como coordenador, o presidente do Proifes Eduardo Rolim. À tarde, o tema será os Aspectos Estruturais da Universidade brasileira. Sob a coordenação do presidente da ADUFEPE, Augusto Barreto, os palestrantes serão Ângela Paiva da UFRN, Edilson Fernandes da UFPE e Maria do Socorro de Costa Coelho da UFPA.

Na sexta-feira (29), a primeira mesa discutirá a Internacionalização da universidade brasileira, tendo como debatedor o representante da ADUFEPE, Amilton José Vieira de Arruda (UFPE), terá a participação do professor Carlos Alexandre Netto (UFRGS). O tema de encerramento será Universidade e Desenvolvimento e contará com a participação de três palestrantes: Emmanuel Zagury Tourinho da Andifes, Malu Alessio da UFPE e Alfredo Gomes do Centro de Educação da UFPE.

Com informações da jornalista Wedja Gouveia