terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Campanha da Celpe para o carnaval

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) não está para brincadeira no Carnaval. A empresa intensificou as inspeções na rede elétrica para combater as ligações clandestinas, sobretudo, nos principais focos de folia do Estado. Durante as prévias carnavalescas, as fiscalizações identificaram e removeram cerca de 400 irregularidades. Para inibir as situações de risco, foram mobilizadas mais de 50 equipes. Manutenções na rede elétrica e em subestações também foram realizadas para assegurar o fornecimento de energia durante as festas. As ações preventivas consumiram investimentos superiores a R$ 5 milhões.

Nos tradicionais corredores e polos descentralizados de folia, as vistorias serão contínuas. As equipes de inspeção irão retornar aos locais onde foram encontradas irregularidades para flagrar reincidências. Para assegurar a efetividade das ações, a Celpe solicitou apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS). O rigor visa garantir a segurança da população e preservar a continuidade no fornecimento de energia. O furto de energia, além de representar risco à vida, provoca prejuízos e é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Os clientes que necessitarem utilizar cargas extras no período de Carnaval precisam solicitar a ligação provisória de energia à Celpe. A concessionária atenderá aos pedidos realizados até a sexta-feira (24). No entanto, a recomendação é que os responsáveis solicitem desde já as suas ligações regulares, em qualquer Loja de Atendimento da Celpe.

Os interessados devem apresentar a licença de funcionamento concedida pela prefeitura e, no caso de ligações em área de praia, será exigida a apresentação da portaria de permissão de uso do Patrimônio da União. Também devem ser apresentados documentos de identidade e CPF e informados os equipamentos que serão instalados. É importante que o comerciante observe e informe à Celpe a existência de rede elétrica no trecho onde pretende se instalar.

AÇÕES PREVENTIVAS – Todos os preparativos na rede elétrica para atender as cargas extras do Carnaval estão concluídos. Foram realizadas ações de manutenção ao longo dos circuitos que atendem aos polos de animação, bem como intervenções de melhoria na rede elétrica. Cerca de 800 quilômetros de linhas e redes foram inspecionados e substituídos mais de 50 quilômetros de fiação convencional por cabos multiplexados e protegidos. Aproximadamente 60 mil podas de árvores foram realizadas ao longo dos circuitos que atendem às maiores agremiações, reduzindo riscos de interferências da vegetação na rede de energia.

No trajeto do Galo da Madrugada, a Celpe promoveu a substituição de postes e realizou mais de mil intervenções de poda em galhos próximos aos 11 circuitos que atendem o perímetro. Equipes técnicas realizaram inspeções termográficas na rede suspensa e vistoriaram todas as caixas da rede subterrânea do percurso. Também foi checada a altura da fiação para passagem das alegorias do bloco. Atuando em parceria com órgãos públicos, foram avaliadas as instalações de camarotes, estabelecimentos comerciais, postes de distribuição de energia e a rede de iluminação pública.

No dia do desfile da agremiação, a concessionária manterá 11 equipes de prontidão distribuídas nas ruas do Centro do Recife e 50 profissionais posicionados em locais estratégicos. A intenção é inibir situações de riscos e orientar a população quanto aos perigos de subir em postes e marquises próximas à fiação. Um engenheiro estará de prontidão na sala de monitoramento da Secretaria de Defesa Social oferecendo suporte às equipes de campo. A Celpe também firmou parceria com a direção do Galo da Madrugada para que os trios elétricos divulguem orientações de segurança com energia elétrica ao longo do trajeto do bloco.

Durante todo o período carnavalesco serão mobilizadas, por dia, 268 equipes de prontidão. Diariamente, um contingente de 732 profissionais, entre eletricistas, coordenadores e engenheiros, estará monitorando o sistema elétrico e preparado para atuar em casos eventuais. Áreas com maior fluxo de pessoas no Grande Recife, cidades do interior e praias receberão reforço de 40% no efetivo.

Um esquema especial de prontidão foi montado para as prévias, que ocorrem desde o início do mês de janeiro. A operação será reforçada nos dias de Carnaval, da sexta-feira (24/02) até a Quarta-Feira de Cinzas (1º/03), com técnicos posicionados nos principais polos de animação. No Grande Recife, equipes serão dispostas em locais estratégicos, de onde podem ser enviadas com maior agilidade para atendimento de ocorrências. O Centro de Operações Integradas (COI), no edifício-sede, contará com uma estrutura de mais de 40 profissionais, entre técnicos e engenheiros, disponível 24 horas por dia.

No Litoral Norte, foram realizadas podas ao longo dos circuitos e substituição de rede convencional por rede isolada nas áreas de animação. No trajeto dos principais blocos, a concessionária instalou bandeirolas de sinalização. Nas praias de Itamaracá, Catuama, Carne de Vaca e Pontas de Pedras serão disponibilizadas 10 equipes extras de prontidão, contando, inclusive, com quatro turmas para serviços mais complexos e duas aptas a realizar serviços com a rede energizada. Em Carpina, mais uma equipe para ocorrências de maior porte estará posicionada para atender áreas da Zona da Mata Norte.

No Litoral Sul, nas cidades litorâneas que recebem maior fluxo de pessoas no Carnaval, a Celpe preparou a rede elétrica com isolamento de condutores de baixa tensão, deslocamento da rede de alta tensão e reforço na potência de transformadores. Equipes serão mantidas 24 horas voltadas para localidades como Gaibu, Porto de Galinhas, Toquinho, Enseada dos Corais, Sirinhaém, São José da Coroa Grande e Tamandaré. Uma equipe adicional de manutenção também estará em regime de plantão em Porto de Galinhas para atendimento de maior complexidade.

INTERIOR – Os focos de folia do interior também recebem atenção do esquema especial. Em Bezerros, terra dos Papangus, haverá quatro equipes em revezamento na prontidão durante todo o Carnaval e uma turma para serviços mais complexos. A Celpe inspecionou cerca de 230 km de linhas de transmissão e alimentadores que suprem a cidade. Além disso, com a finalidade de garantir a demanda adicional de energia de palcos, barracas, cordões de lâmpadas, refletores e outros equipamentos, a Concessionária promoveu a poda de árvores e substituiu todos os transformadores que atendem aos polos de animação, por outros de maior potência. No município vizinho de Gravatá, outras quatro equipes ficarão a postos também em regime de plantão.

Em Pesqueira, para assegurar a folia dos Caiporas, que atrai cada vez mais turistas ao Agreste do Estado, a Celpe promoveu a medição dos níveis de tensão e realizou a manutenção dos transformadores que atendem o pátio de eventos para o carnaval. Foram executadas ainda inspeções na rede elétrica e podas ao longo dos circuitos de baixa tensão. As ações incluíram a substituição de rede nua por cabos multiplexados em áreas de transformadores com aproximadamente mil metros de rede. No município de Triunfo, em pleno Sertão pernambucano, acontece uma das brincadeiras de rua mais conhecidas do carnaval do Estado. Para a folia dos Caretas, a Celpe realizou inspeções e ações de manutenção na rede de distribuição de energia. As ações vão beneficiar também as cidades de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. Ao todo, foram promovidas cerca de 300 intervenções na vegetação próxima aos fios.

O trajeto dos trios elétricos de Petrolina também recebeu atenção especial da Celpe. Foram instalados espaçadores de baixa e média tensão e bandeirolas de sinalização ao longo de todo o percurso. Inspeções e podas também foram promovidas para garantir o suprimento extra de energia durante o período. Em outros focos de folia, como os polos de Belém de São Francisco, Salgueiro e Floresta dos Navios, a Celpe realizou manutenção preventiva na rede elétrica e executou podas de árvores em mais de 200 pontos, além de substituição de trechos de rede convencional por cabos isolados. Ações semelhantes, foram implementadas em Nazaré da Mata para receber os maracatus rurais, em Caruaru e em Garanhuns para os desfiles de troças e blocos de rua.

SEGURANÇA – A concessionária iniciou em dezembro do ano passado o envio de correspondências para diversas prefeituras e agremiações do Estado, informando sobre inspeções preventivas na rede elétrica e alertando para a necessidade de medidas de segurança para evitar acidentes. Na carta, entre outras advertências, a Celpe alerta para a proibição de instalar palcos ou qualquer estrutura metálica próximo à rede elétrica e a obrigatoriedade de trios elétricos e carros alegóricos de respeitarem o padrão máximo de altura dos veículos.

Confira outras orientações para curtir o Carnaval com segurança: 


- Não lance serpentina metálica na rede elétrica. 


- Evite tirar fotos com ‘pau de selfie’ em cima de trio elétrico.


O contato com a rede pode ser fatal.


- Não coloque enfeites em postes e muito menos na fiação elétrica.


- Não suba em postes nem em árvores ou marquises que fiquem perto da rede elétrica.


- Não jogue jatos d’água na fiação elétrica. Água é bom condutor de energia e provoca curto-circuito.


- Não solte fogos de artifício perto da rede elétrica.


- Nunca faça ligação direta na rede elétrica. Fazer macaco é crime e coloca sua vida em risco.


- Em caso de fio partido, mantenha distância e avise a Celpe pelo telefone gratuitto 116.


- E lembre-se: se for viajar, não deixe equipamentos ligados para evitar desperdício de energia. Desligue inclusive os que ficam no modo stand by, como computadores e televisores.​ ​


Imprensa Celpe