terça-feira, 30 de agosto de 2016

Artistas negros representam ícones pop

Pare um pouquinho para pensar: quantos personagens negros você conhece em filmes e seriados? Especialmente no papel principal? Se você se lembrou de alguns, foram bem poucos e claramente ainda são minoria.

Um projeto bem legal está levantando essa discussão sobre ausência de representatividade na no cinema e mídia utilizando modelos e atores negros para representar diversos personagens conhecidos, que vão desde Kill Bill até Rapunzel.

A ideia ganhou o nome de Projeto Identidade e acabou virando uma exposição fotográfica. Idealizado por Noemia Oliveira e Orlando Caldeira, a mostra traz 30 obras, fotografadas pelo estúdio FAYA, e conta com a participação de personalidades como JP Rufino (foto) Milton Gonçalves, Juliana Alves, Sheron Menezzes, Jorge Aragão, Maicon Rodrigues, Mariana Nunes e muitos outros.

O objetivo da exposição é oferecer uma crítica divertida e bem humorada, fazendo o público refletir sobre representatividade nas artes, na cultura e na mídia. A exposição fica em cartaz até o dia 28 de agosto na galeria do Centro Cultural Municipal das Ruínas, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

ADCT - Portal UOL