sexta-feira, 22 de julho de 2016

Permanecer no campo é possível

Em busca de mostrar aos jovens que a permanência no meio rural é possível, os extensionistas José Maria e Edvaldo José, ambos do escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco – órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, em Timbaúba, realizaram na última terça (19), uma excursão para Estação Experimental de Itambé.
No local, alunos e professores da Escola Municipal de São José, acompanhados dos pais, que são agricultores familiares da comunidade de São José, puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Pesquisa do IPA nas áreas de agricultura e pecuária. “Há quatro anos eu realizo esse trabalho de formiguinha. É gratificante poder motivar os jovens e apresentar o potencial que o meio rural possui”, explica José Maria.
De acordo com ele, o grupo pode conhecer pesquisas nas áreas de fruticultura (acerola e cajá), cana-de-açúcar, sorgo, além do melhoramento genético de bovinos da raça girolando e ovinos. “Para ter uma ideia, tinha adulto e criança que nunca haviam visto um ovino da raça dorper. É muito bom notar a alegria do público ao conhecer as boas possibilidades”, comemora José Maria. 
 Instituto Agronômico de Pernambuco