quarta-feira, 20 de maio de 2015

Curso de Fotojornalismo


Conseguir experiência em fotojornalismo nem sempre é uma tarefa fácil, seja para estudantes de comunicação interessados nessa linha de atuação profissional ou para os curiosos da fotografia, que consideram a atividade apenas como um hobby. Estar familiarizado com os rituais de cobertura em uma pauta pode ser decisivo para conseguir inserção no mercado, com um estágio em um veículo. Pensando nisso, a Agência JCMazella criou o curso Fotojornalismo: o dia a dia em uma agência de notícias, com aulas práticas, acompanhando a equipe em pautas reais, e teóricas, em estúdio, com um professor de fotografia. O programa está com inscrições abertas, começa no dia 1º de junho e tem quatro semanas de duração. Durante o curso, estudantes e curiosos serão avaliados e aquele que tiver o melhor desempenho poderá assumir um estágio remunerado de um mês na agência, se for de seu interesse. Esta é a segunda edição de Fotojornalismo: o dia a dia em uma agência de notícias.

As turmas terão no máximo seis participantes. Nas aulas práticas, os alunos comparecem a pautas reais da agência, como em uma cobertura, sempre acompanhados por um monitor. Desde coletivas com autoridades até acontecimentos que apareçam de última hora, como um protesto, por exemplo, poderão entrar no dia a dia do curso. Por isso, é fundamental que o aluno já tenha noções básicas de fotografia. Serão três aulas práticas semanais com duas horas de duração cada, agendáveis de maneira flexível de acordo com a disponibilidade do aluno, desde que dentro do horário de funcionamento da agência.

“Acreditamos que os alunos ficarão entusiasmados com a possibilidade de acompanhar pautas reais, estar muitas vezes em lugares que normalmente apenas a imprensa tem autorização para estar. Embora seus registros não sejam usados pela agência, eles serão orientados a atuar como fotojornalistas na pauta, sempre recebendo dicas e alertas do monitor. E é claro que tomamos o cuidado de garantir que eles não sejam expostos em coberturas mais tensas, que possam ser perigosas para pessoas inexperientes”, garante Veetmano Prem, diretor da agência.

Se durante a semana os alunos vão às ruas conhecer o que é ser fotojornalista, no fim de semana eles passam por avaliação e recebem aulas teóricas sobre o tema do curso com o professor e fotojornalista Jedson Nobre. É o momento de encontro entre todos os participantes do curso (que podem, eventualmente, não se encontrar durante a semana, por causa do agendamento flexível), quando há a troca de experiências. “Avaliando as imagens produzidas nas pautas, vamos abordar questões técnicas para melhorar a atuação do grupo. E como vou receber informações dos monitores sobre como foi o comportamento da turma nas coberturas, poderei entrar também em questões como postura e ética”, comenta Jedson Nobre.

EXPOSIÇÃO No final do curso, o material produzido pela turma passará por curadoria dos professores para seleção dos melhores trabalhos, que serão exibidos em uma exposição. O local será definido entre os parceiros da agência, com participação dos alunos. “Além da visibilidade, a exposição será como um momento de grande confraternização, quando os participantes poderão conhecer o que foi feito pelos colegas, convidar amigos e familiares para ver seu desempenho durante as aulas”, explica Veetmano Prem.

SOBRE A AGÊNCIA JCMAZELLAParceira de agências de fotojornalismo nacionais e responsável pela edição fotográfica do jornal Destak em Pernambuco, a Agência JCMazella possui trabalhos publicados em veículos como Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco, Folha de São Paulo, Estadão, Revista Carta Capital, entre outros. Presta serviços de foto e vídeo para clientes corporativos, entre eles um dos maiores pólos de desenvolvimento de softwares do País, localizado no Recife, o Porto Digital. Possui colaboradores espalhados pela região Nordeste.

SOBRE VEETMANO PREM - Mazella (monitor)O diretor da Agência JCMazella tem mais de 20 anos de experiência em fotojornalismo, sendo um dos profissionais mais experientes em atuação no mercado pernambucano. Seu primeiro contato com a fotografia foi em um estúdio, onde atuou em laboratório e conheceu as primeiras noções técnicas empregadas na profissão. Hoje, é responsável pela edição de imagens do Jornal Destak Recife e coordena a atuação dos colaboradores da agência no Nordeste. É ainda representante em Pernambuco da agência Foto Arena, de São Paulo.

SOBRE ANDERSON STEVES (monitor)Atual Presidente da Arfoc-PE (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Pernambuco), é parceiro da Agência JCMazella, Agência Foto Arena (SP) e coordenador das pautas fotográficas do Jornal Destak Recife. É fotógrafo profissional desde 2005, quando começou na área esportiva, em coberturas de jogos de futebol para agências nacionais. A atuação hoje inclui coberturas de acontecimentos de todas as editorias para a imprensa local, nacional e internacional, além de trabalhos de fotografia para comunicação corporativa. 

SOBRE JEDSON NOBRE (aulas teóricas)Repórter fotográfico da Folha de Pernambuco, teve seu primeiro contato com a fotografia há cerca de 10 anos, quando começou a fotografar por conta própria, apenas como um hobby. No entanto, os temas sociais sempre escolhidos pelo fotógrafo e os trabalhos expostos em seu portfólio digital chamaram a atenção de outros profissionais e, há oito anos, atua na imprensa. Graduado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Fotografia Digital.

SERVIÇO- Curso Fotojornalismo: o dia a dia em uma agência de notícias
- A partir de 1º de junho, com duração de 4 semanas
- Aulas práticas durante a semana, com agendamento flexível, e aulas teóricas aos sábados, às 14h, na sede da agência (Rua da Aurora, 1071, S/L 1109, Santo Amaro)
- Mais informações: (81) 3221-4488 // (81) 9704-0491 // (81) 8807-8024 // imprensajcm@uol.com.br