quinta-feira, 9 de abril de 2015

ComeMorar Olinda

Neste momento, acontece a exposição ComeMorar Olinda que marcará uma nova fase na implementação da Casa do Patrimônio no Escritório Técnico de Olinda, que passará a se relacionar de maneira mais próxima à comunidade, funcionando como um espaço aberto ao diálogo sobre a preservação das riquezas materiais e imateriais da cidade por meio de debates, oficinas e exposições, na Rua do Amparo Nº 59 – Olinda. 
A celebração dessa nova fase contará com exposição de longa duração intitulada ComeMorar Olinda, aberta ao público, além de apresentações das bandas Bonsucesso Samba Clube, Sambadeiras, Maracatu Leão Coroado e Mestra Dona Ana Lúcia do Coco. Nos intervalos haverá discotecagem com set regional do VJ Mozart Santos, que fará também uma projeção mapeada de vídeos e animações na fachada do casario, que contam a história do Brasil desde o período colonial. 
A iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan-PE) ainda contemplará o lançamento dos livros Barroco e Rococó nas Igrejas de Recife e Olinda, Vol I e Vol II, das autoras Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira e Emanuela Souza Ribeiro. Esses livros retratam as principais igrejas das cidades onde se encontram exemplos significativos desses movimentos artísticos. 
Exposição
A exposição ComeMorar Olinda, que tem a curadoria do museólogo e historiador Aluizio Câmara, é um convite à reflexão sobre as particularidades que transformaram a cidade em Patrimônio da Humanidade. Mas com um diferencial: voltar o olhar não às construções mais emblemáticas do Sítio Histórico, e sim à casa do cidadão comum, elemento central da expressão cultural olindense. Partindo da indagação “como é morar em Olinda?”, a exposição procura explorar o universo desconhecido da moradia olindense, buscando evidenciar as especificidades do modo de vida local, sua relação com o patrimônio, as virtudes e as dificuldades de se viver em Olinda. 
Para tanto, o cenário se organiza em torno da própria casa que sediará o evento. Das janelas (virtuais) do Escritório Técnico, moradores convidarão o visitante para explorar os diversos ambientes, que abrigarão, cada um, um tema específico (Relembrar – Conviver – Celebrar). A exposição contará com vários formatos de mídia,entre fotografias, vídeos, textos, narrações de histórias e depoimentos sobre a vida em Olinda, a partir da visão dos moradores, proporcionando, assim, ao visitante, uma leitura dinâmica de como seria morar em Olinda. A mostra estará aberta ao público a partir de 09 de abril e ficará em cartaz até janeiro de 2016.