quinta-feira, 19 de março de 2015

Incubada Puga, do Itep, é Bronze no Sebrae

Imagine um jogo onde você aprende a gerenciar uma empresa, desde o controle do estoque até o investimento em infraestrutura e capacitação. Os jovens desenvolvedores da Puga Creative Studios, empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incubatep), do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), não só imaginaram como criaram o jogo digital, batizado de Minha Loja de Cupcakes. Com fins educativos, a ferramenta foi premiada esse mês no 3º Concurso de Desenvolvimento de Jogos, realizado pelo Sebrae Nacional, em Brasília. 
A equipe da Puga conquistou o 3º lugar no concurso concorrendo com outros 150 participantes, o que rendeu um prêmio no valor de R$ 60 mil. “Optamos por fazer um jogo voltado para o público feminino, tendo em vista que as mulheres estão cada vez mais gerindo seus próprios negócios. O dinheiro do prêmio volta para a empresa onde será investido no desenvolvimento de novos projetos”, explica o game designer da empresa, Rodrigo Mazulo. 
PREMIAÇÃO LOCAL – Já tarimbada na área dos concursos nacionais, a Puga Creative Studios vem alcançando resultados importantes, como a 2ª e a 3ª colocações no desafio de games Ecorecife, que elegeu os melhores jogos baseados na Turma Mangue e Tal, composta por personagens lúdicos que têm ajudado a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife a cuidar do meio ambiente. 
“Os jogos são voltados para a reciclagem. Em um deles, o jogador usa um anzol para pescar o lixo do rio, enquanto no outro a meta é separar o lixo do caminhão de coleta adequadamente”, explica Rodrigo Carneiro, que atua como developer na Puga. 
Outro feito recente foi o 9° lugar no concurso InovApps, do Ministério das Comunicações, que selecionou 25 aplicativos e 25 jogos sérios elaborados com temas específicos como saúde, segurança, mobilidade urbana, educação e turismo. “Tivemos nosso projeto aprovado e estamos trabalhando no Vacinação, um game de caráter educativo, cujo objetivo é proteger uma célula do corpo humano dos inimigos com o uso das vacinas”, conta Lucas Berto, artista 3D da incubada. 
O jogo, que estará finalizado em abril, é voltado para as vacinas necessárias a criança e ensina quando e quais vacinas devem tomar do nascimento até os sete anos de idade. 
Para saber mais sobre a Puga Creative Studios, acesse: http://pugastudios.com/site/

Instituto de Tecnologia de Pernambuco