terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Queima da Lapinha encerra ciclo Natalino

Recife e Olinda recebem eventos nesta terça-feira (6) para celebrar a tradicional queima da lapinha, manifestação religiosa comum no Nordeste que marca o Dia de Reis e a despedida do ciclo natalino, abrindo espaço para o carnaval. No Recife, os festejos ocorrem no Sítio Trindade e Pátio de São Pedro. Em Olinda, a Praça do Carmo e a Casa da Rabeca terão apresentação de grupos reisado, pastoril e cavalo marinho. Todos os eventos são gratuitos.
No Sítio Trindade, em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, a queima começa com o cortejo que levará a lapinha, um mix de folhagens secas e incensos, até o local onde será queimada. A concentração será em frente à Igreja da Harmonia, a partir das 18h. Esse cortejo será composto por dez pastoris, um grupo de reisado imperial e o grupo Guerreiro do Sol Nascente, que sairão às 19h com destino ao Sítio.
Na hora da queima, a imagem do menino Jesus é retirada da lapinha e entregue de presente a um homenageado. Enquanto isso, as pessoas que assistem ao ritual jogam seus pedidos no fogo, na esperança de que eles sejam atendidos ao longo do ano. O Bloco Carnavalesco Eu Quero Mais e a Orquestra de Frevo Vereda Tropical encerram a festa.
A Queima da Lapinha no Pátio de São Pedro tem a concentração do cortejo na Praça do Carmo, também às 18h. De lá, dez pastoris saem acompanhando a lapinha com o menino Jesus até o pátio, a partir das 19h. Depois da queima, o Bloco Carnavalesco Lírico Pierrot de São José e à Orquestra do Maestro Adelmo Apolônio vão animar o público.
Tradição em Olinda
Na Praça do Carmo, a queima da lapinha será realizada pelo pastoril Estrela de Belém. O evento começa com desfile de 30 crianças pelas ladeiras do Sítio Histórico. A concentração será na Rua Sarapião, Amaro Branco, a partir das 18h. Depois, o grupo seguirá pela Rua Esdras Farias, Praça Dantas Barreto, Rua do Sol até chegar a Praça do Carmo.

Após a queima da lapinha, o grupo folclórico Damas e Cavaleiros de Nossa Senhora das Neves fará uma apresentação de reisado. O grupo é composto por membros da comunidade Nossa Senhora das Neves e da Ordem Terceira Franciscana Secular, com 50 a 73 anos.

Já a Casa da Rabeca, na Cidade Tabajara, vai realizar a 20ª edição da Festa de Reis. O evento, idealizado pelo mestre Salu, relembra o nascimento de Cristo e a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus no 12º dia após seu nascimento. A tradição católica, proveniente de Portugal, ganha novos adornos por conta da participação de grupos de cavalo marinho. Serão oito grupos, originários de Olinda, Condado, Aliança, Araçoiaba.

A festa é gratuita e acontece a partir das 18h, com apresentação do grupo Família Salustiano e a Rabeca Encantada. No palco do espaço, os descendentes do Mestre Salu tocam, representam e dançam, em um espetáculo que reúne cores, ritmos e sons que remetem à regionalidade. O Dia de Reis da Casa da Rabeca é realizado com apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado.

Serviço:
>> Sítio Trindade
Sítio Trindade, Estrada do Arraial, s/n, Casa Amarela, Recife
A partir das 18h, com concentração do cortejo na Igreja da Harmonia
Entrada gratuita
>> Pátio de São Pedro
Pátio de São Pedro, s/n, São José, Recife
A partir das 18h, com concentração do cortejo na Praça do Carmo
Entrada gratuita

>> Praça do Carmo
Praça do Carmo, s/n, Carmo, Olinda
A partir das 18h, com concentração do cortejo na Rua Sarapião, em Amaro Branco
Entrada gratuita

>> 20ª Festa de Reis da Casa da Rabeca
Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara, Olinda
A partir das 18h
Entrada e estacionamento gratuitos
Informações: (81) 3371-8197
Portal G1