quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Para economizar água no Verão

Verão, praia, calor. A combinação é perfeita para garantir a diversão, sobretudo no mês das férias, mas também acende o alerta para o uso racional da água. Isso porque o consumo costuma aumentar nesse período em que os veranistas aproveitam para curtir sua praia favorita. Para que todos possam usufruir das belezas do Litoral sem desperdícios, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está promovendo campanhas de conscientização do consumo de água nas praias de Tamandaré e Porto de Galinhas, no Litoral Sul. A ação faz parte do programa Verão Legal, que já está em sua 7ª edição.  
O objetivo do Verão Legal é fazer com que as pessoas revejam seus hábitos e aprendam a cuidar melhor da água para que ela não falte. Segundo a assessora de Responsabilidade Social da Compesa, Fabíola Coelho, é comum que, por estarem em seu período de descanso, as pessoas deixem de observar práticas que podem elevar o custo da conta de água e ainda desperdiçá-la. “Como o calor é grande, é normal ver gente querendo se refrescar e esquecendo o chuveirão aberto, por exemplo. São hábitos assim que podem ser evitados sem que isso prejudique o lazer”, observou.  
Uma dica importante para quem tem casa na praia é fazer uma manutenção nas instalações hidráulicas antes de aportar com a família e os amigos. “Como são residências que ficam fechadas durante muito tempo, costuma haver ressecamento de canos, o que gera vazamentos. Bóias de reservatórios e caixas d’água também podem estar quebradas, o que estimula o desperdício”, explicou a assessora.  
Em Tamandaré, a programação teve início no último fim de semana e continua nos próximos sábado (17) e domingo (18). Uma estrutura foi montada na orla, nas proximidades da Igreja de São José, para atender os banhistas. Além de informações, há atividades lúdicas para as crianças. Já em Porto de Galinhas, será feita panfletagem no Centro e nas casas de veraneio nesta sexta-feira (16).

Interior
Também os municípios do interior onde há grandes eventos e maior fluxo de visitantes nesta época do ano estão recebendo as ações do Verão Legal. Em Ouricuri, no Sertão, agentes da Compesa levarão informações sobre o consumo consciente de água aos freqüentadores da Festa de São Sebastião. A abordagem aos participantes ocorrerá entre os dias 26 e 31 de janeiro, no pátio de eventos. Em Petrolina, também haverá conscientização no centro comercial da cidade e na orla.

Dicas para economizar água neste verão

- Se for tomar banho de chuveirão, seja breve e feche-o assim que terminar;
- Não use mangueiras para molhar ruas e calçadas. Se a poeira subir, prefira usar baldes com água usada no banho ou da piscina;
- Não deixe crianças brincando com chuveiros e mangueiras;
- Quando encher a piscina, não deixe a água transbordar;
- Verifique as condições das descargas dos vasos sanitários da sua casa de veraneio. Vazamentos nesses aparelhos costumam ser vilões do consumo doméstico;
- Faça uma manutenção nas torneiras, chuveiros e bóias para eliminar riscos de vazamentos e desperdício.
 Imprensa Compesa