Podcast Taís Paranhos

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Vendedores ambulantes protestam contra atraso em reforma

Um protesto de comerciantes que atuam nos arredores do Mercado de São José, no bairro de mesmo nome, na área central doRecife, bloqueou uma das principais ruas da região na manhã desta terça-feira (9). Os vendedores ambulantes que trabalham na Praça Dom Vital reclamam do atraso de uma reforma prometida pela Prefeitura do Recife. Segundo a Polícia Militar, a manifestação é pacífica.
De acordo com os ambulantes, a Prefeitura prometeu instalar novas barracas no local, mais adequadas, com a intenção de melhorar o comércio na área. A instalação, que seria realizada na última segunda-feira (8), teve início, mas não foi concluída. Nesta terça (9), os trabalhadores encontraram as barracas cobertas por um plástico, além de estruturas de ferro espalhadas pelo chão.
Como forma de manifestação, os ambulantes bloquearam uma das principais vias de acesso ao bairro de São José, a Rua das Calçadas. Foram colocados tonéis, dificultando a passagem dos veículos. Impossibilitados de trabalhar devido ao atraso, os vendedores esperam uma solução. A polícia foi ao local para negociar a liberação da via.

Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) informou que a empresa responsável pelo toldo atrasou a instalação, mas o serviço será concluído ainda nesta terça. Ainda segundo a Semoc, as cobertas antigas precisaram ser removidas porque foram encontrados focos de dengue. "Destacamos também que o ordenamento da área aconteceu com o objetivo de padronizar as barracas, garantindo a mobilidade das pessoas que passam na localidade", conclui a nota.
Portal G1