Podcast Taís Paranhos

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

PME aponta aumento de empregos no comércio do Recife

De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego na Região Metropolitana do Recife (RMR) se manteve estável em julho. Segundo o estudo, a taxa de desemprego alcançou 6,6%, registrando estabilidade tanto na comparação mensal, quanto na anual. No entanto, comparado a junho, houve crescimento no número de trabalhadores militares ou funcionários públicos estatutários na ordem de 18 mil, um aumento de 12,0%.
Quanto aos grupos de atividade na RMR, na análise anual, observou-se que apenas os setores de “Comércio”, “Serviço Prestados à Empresas” e “Educação, Saúde e Administração Pública” registram crescimento do número de ocupados na ordem de 1,0%, 9,0% e 10,0%, respectivamente. Enquanto que, as atividades de “Indústria”, “Construção”, “Serviços Domésticos” e “Outros Serviços” apresentaram redução de -8,0%, -6,0%, -7,0% e -11,0% no número de ocupados, nessa ordem.
De junho para julho de  2014, o rendimento médio real na RMR cresceu 1,2%. Em um ano, o aumento foi de 5,0%. Assim, o rendimento médio real do  trabalhador foi estimado em R$ 1.513,10. Já o rendimento médio real dos trabalhadores no comércio da RMR apresentou aumento de 17,1%.
CDL/Recife