sexta-feira, 11 de julho de 2014

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco (Cedim-PE) está sob nova gestão. A posse das 31 conselheiras aconteceu na tarde da última quinta-feira (10/7), na sede do órgão, no Bairro do Recife. A solenidade foi conduzida pela secretária da Mulher de Pernambuco e presidenta do Cedim-PE, Cristina Buarque, e teve a presença dos secretários estaduais de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bernardo D’Almeida.

O secretário Aldo Santos destacou a importância de o Estado assumir o seu papel de direito na manutenção das políticas públicas para as mulheres. “A partir de 2007 implantamos um modelo de gestão que desenvolvesse o direito da mulher para que essa marca vá além dos que estão aqui e faça desse espaço um lugar para mudar a situação daquelas mulheres que estão lutando para ter uma vida digna”, concluiu Santos.

Já Bernardo D’ Almeida lembrou que trabalha com vários conselhos e que eles fortalecem o controle social. O secretário citou o Pacto pela Vida como exemplo de bons resultados alcançados na redução da violência. Ele parabenizou Cristina Buarque, revelando que a secretaria da mulher é referência internacional e nacional devido ao trabalho incansável e persistente realizado através do enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres.

A composição do colegiado tem participação de 12 titulares representantes do poder público e mais três suplentes, além de 12 representantes titulares da sociedade civil e quatro suplentes que vão atuar durante o triênio 2014/2017.

Maria de Oliveira, que representa a Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária como suplente, lembrou da origem do Cedim-PE, em 2008. “Naquele momento se acreditou muito na política da Secretaria da Mulher e que era preciso um conselho forte para apoiar as políticas desenvolvidas por esta secretaria. Não foi fácil. Fomos abrindo caminho. Hoje, vejo com felicidade a maturidade do Conselho”, avaliou.

“Nós temos que agradecer por este momento em que a sociedade civil e o governo estão juntos para discutir políticas públicas. Isso é um grande avanço. Antes da Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) não se via tantas políticas voltadas para as mulheres. Hoje, temos o Chapéu de Palha, o Mãe Coruja e tantos outros. A mulher negra não tinha a visibilidade que está tendo agora. Já passei por alguns estados e nunca vi tanta organização como na Secmulher-PE. Estou muito feliz por estar fazendo parte deste conselho”, afirmou Lyndacy de Assis, representante do Coletivo de Mulheres Negras de Pernambuco, eleita pela primeira vez.

Cristina Buarque destacou o amadurecimento do Cedim-PE em sua terceira gestão. “Construir um conselho não é fácil. É uma relação constante, diária. É diferente de assinar portaria. É fazer política com um ‘P’ bem grande. A primeira gestão foi muito difícil, a segunda menos e eu acho que a terceira vai ser ótima. Já avançamos e podemos avançar mais”, disse.

Eleição das Conselheiras de Notório Saber
Depois de empossadas, as novas conselheiras elegeram três conselheiras de notório saber para contribuir na construção das políticas públicas voltadas para as mulheres. A presidenta do Cedim-PE, Cristina Buarque, fez uma menção à importância de o conselho ser representado por candidatas que tenham ampla experiência e influência nas causas relacionadas às mulheres e passou a palavra às participantes para que fizessem a defesa de suas candidatas.


Em seguida foi realizado o trâmite e eleitas: Marylúsia Pereira Feitosa Dias de Araújo (Juíza de Direito Titular da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca do Recife), Edusa Pereira, (Coordenadora Geral do Comitê Interinstitucional Pró-Mulher Idosa) e Miranete Trajano de Arruda (Médica Sanitarista e Coordenadora da Política Estadual de Atenção à Saúde da População Negra de Pernambuco). 

Secretaria da Mulher de Pernambuco