segunda-feira, 31 de março de 2014

Poços reforçam o abastecimento de Buíque

A cidade de Buíque (foto), distante 285 km do Recife, já conta com um novo sistema de abastecimento. Três poços e uma nova adutora entraram em operação para levar mais água a cerca de 20 mil pessoas. A inauguração do novo sistema ocorreu ontem (30) e contou a presença do governador Eduardo Campos, do secretário de Infraestrutura, João Bosco de Almeida, e do presidente da Compesa, Roberto Tavares.  
Os três poços estão localizados no Vale do Catimbau, na Zona Rural do município. Juntos, vão produzir 40 m³ de água por hora. A obra foi realizada em caráter emergencial para retirar a cidade da crise de abastecimento. Além dos poços, foi construída uma adutora de 11 km para transportar água dessas fontes hídricas para a cidade, além de um sistema de bombeamento. A estação de tratamento de água da cidade também foi reformada. 
O novo sistema permitiu que Buíque voltasse a ser atendida pela rede de distribuição da Compesa. Por conta da seca, o município estava recebendo água apenas por carros-pipa desde que a barragem de Mulungu secou. 
O projeto recebeu investimentos de R$ 2,4 milhões, recursos do governo do estado e da Compesa. “A nossa preocupação sempre foi construir obras para obter sustentabilidade hídrica e atravessar os tempos de estiagem em outras condições. Fico muito feliz por essa conclusão aqui na cidade de Buíque”, declarou o governador Eduardo Campos, durante a inauguração do novo sistema. O presidente da Compesa, Roberto Tavares, ressaltou a importância da obra para a cidade. “Ampliar a oferta de água para a população é uma meta estabelecida pelo governador Eduardo Campos, em especial nas cidades onde  o clima é desfavorável e a estiagem provoca mudanças drásticas na vida das pessoas”, afirmou.
Imprensa Compesa