quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Templo da Boa Vontade celebra 24 anos de existência‏

O Templo da Boa Vontade (TBV) comemora neste mês 24 anos. Monumento mais visitado da capital brasileira, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), e uma das Sete Maravilhas de Brasília. O Templo da Paz — como também é conhecido —, caracteriza-se pelo seu aspecto ecumênico, isto é, aberto a receber pessoas das mais variadas crenças, religiões, filosofias e etnias. Além desse aspecto, é reconhecidamente uma obra de grande beleza. Suas linhas arquitetônicas e seus ambientes tranquilos são convidativos à reflexão e à busca pela paz interior.

A Nave do TBV é um dos principais ambientes. Seu piso em granito forma uma espiral, e o visitante percorre por ela um caminho simbólico: o caminho de cor escura em sentido anti-horário da espiral, desenhada no piso deste ambiente representa a jornada do indivíduo em busca de seu ponto de equilíbrio. No centro da Nave, alinhado ao Cristal Sagrado — que se encontra no pináculo da pirâmide —, uma placa redonda de bronze simboliza a descoberta da Luz e o início de uma nova jornada. O percurso de volta (a via de cor clara, em sentido horário) representa a trilha iluminada pelos valores morais e espirituais adquiridos pelo esforço próprio do ser humano. Assim, ao concluir o trajeto, diante do Trono e Altar de Deus, de Quem recebe as bênçãos, o peregrino pode sentir-se renovado e imbuído dos mais elevados sentimentos da Alma.

Outro espaço, a Fonte Sagrada é um lugar muito prestigiado. Sua água percorre diversos filtros, atravessa a Nave do TBV, passando sob o Cristal Sagrado, até jorrar na fonte. Beber da Água Fluidificada dessa fonte é também receber as bênçãos de Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, representado na escultura francesa feita de bronze, datada do século 18, que se encontra no local.

Há ainda a Mandala, o Memorial Alziro Zarur e a Sala Egípcia, que apresenta elementos da tradição e da cultura do povo egípcio e, ao mesmo tempo, oferece um ambiente de reflexão e recolhimento. Acima da porta de acesso ao ambiente, encontra-se em hieróglifos a inscrição “Os mortos não morrem” — máxima de Paiva Netto, o grande brado do TBV, que está registrada no local em outros nove idiomas.

O Templo da Boa Vontade foi fundado em 21 de outubro de 1989 pelo Diretor-Presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), o jornalista, radialista e escritor José de Paiva Netto. Durante este mês, uma programação especial é preparada para celebrar a data. Pessoas vindas de várias partes do Brasil e do mundo prestigiam os eventos que ali ocorrem, como apresentações musicais, teatrais e culturais, exposições de obras de arte, cerimônias e encontros, entre outros. Para saber mais, acesse www.tbv.com.br/24anos ou ligue (61) 3114-1070.

Com informações da jornalista Vania Besse Fotomontagem: André Fernandes