quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Morre no Recife o sanfoneiro Arlindo dos Oito Baixos

Morreu nesta quarta-feira (23), aos 71 anos, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, no Recife, o músico pernambucano Arlindo dos 8 Baixos. Ele tinha diabetes e estava na unidade de saúde, localizada no bairro dos Coelhos, fazendo um tratamento de rotina de hemodiálise. O sanfoneiro perdeu a visão há cerca de dez anos por conta da doença. Ele também teve as duas pernas amputadas devido a diabetes. Ainda não há informações sobre o velório e o enterro.

Arlindo Ramos Pereira nasceu em 16 de abril de 1942, no povoado de Santo Amaro, município de Sirinhaém, na Mata Sul de Pernambuco. Quando criança, trabalhava em um engenho de cana-de-açúcar da região, mas já arriscava os primeiros acordes na sanfona. O primeiro contato com a de oito baixos foi aos 10 anos, através do instrumento que pertencia ao pai. De início, Arlindo não era autorizado a tocar na sanfona, contudo, tomou tanto gosto pela música que acabou ganhando uma de presente.

Ele deixou a roça de lado quando aprendeu a cortar cabelo e, convidado por um tio, veio morar em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Entre um corte de cabelo e outro, costumava tocar a sanfona para treinar, o que atraía a atenção de clientes e transeuntes. O repertório era variado, do forró ao chorinho, passando por ritmos latinos como tango e cumbia.

O músico, então, começou a tocar em pequenas festas até que, aos 23 anos, já morando no bairro do Fundão, no Recife, passou a ter mais contato com outros artistas e radialistas. Foi quando surgiu o convite para entrar na banda Coruja e seus Tangarás, grupo que o fez viajar pelo Brasil e o deu a oportunidade de abrir uma apresentação de Luiz Gonzaga, com quem tocou por 22 anos.

Portal G1