segunda-feira, 17 de junho de 2013

SP: manifestantes expulsam equipe da Globo e hostilizam partidos

Os manifestantes que protestam contra o aumento da tarifa do transporte público no largo do Batata, em São Paulo, expulsaram uma equipe da Rede Globo do ato que acontece desde as 17h. O jornalista Caco Barcellos e seus repórteres não conseguiram ficar no protesto, que fecha a avenida Faria Lima. Os manifestantes expulsaram os profissionais com gritos de “Fora Globo” e “Central Globo de Mentiras”.

Militantes identificados com bandeiras de partidos também foram hostilizados por manifestantes. Houve um princípio de briga entre eles. A multidão gritava para filiados de legendas como PSTU, PCO e PCB: “Nenhum partido nos representa”. Os manifestantes também bradavam palavras de ordem, destacando que o protesto “não é comício”. “Sem bandeira”, gritavam.
Meia hora após a confusão, jovens que portavam bandeiras de partidos deixaram o protesto. O clima entre os manifestantes é tenso. O deputado Carlos Gianazzi (Psol), que acompanha o ato, afirmou que "é compreensível e natural essa desilusão com partidos". "Mas é importante divulgar as ideias", disse.
Cerca de 4 mil manifestantes se concentravam no largo do Batata por volta das 17h20. A previsão é de que grupo inicie marcha a partir das 18h. Grande parte do comércio na região do Largo da Batata já fechou as portas com receio de tumultos. Nos poucos estabelecimentos que seguem em funcionamento, lojistas se dizem ’atentos’ à movimentação de manifestantes.
Portal Terra