quinta-feira, 27 de junho de 2013

SP: Câmara aprova CPI dos transportes proposta pela base governista

A Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou na tarde desta quinta-feira a abertura da CPI dos Transportes protocolada pelo vereador Paulo Fiorillo (PT), que teve o apoio da base governista do prefeito Fernando Haddad (PT). A CPI foi aprovada por 40 votos a 11, com duas abstenções.
Segundo Fiorilo, o foco da CPI é claro e definido. "O que queremos investigar e debater são as planilhas do sistema de transporte. Queremos abrir o debate para os custos, os subsídios dados pela prefeitura e a qualidade do transporte na cidade."
O vereador Ricardo Young (PPS), que tinha uma proposta considerada mais ampla, apoiada pela oposição, afirma que a sua proposição é mais ampla. "O sistema de transporte da cidade entrou em colapso e precisa ser repensado. É preciso abrir espaço para todas as partes envolvidas e discutir parâmetros de qualidade. Ninguém é contra a investigação, mas ela precisa ser mais ampla", disse.
No início da tarde, um grupo de manifestantes favoráveis à criação CPI fechou parte do viaduto Jacareí, onde fica a Câmara, para pressionar os parlamentares. 
Um grupo de manifestantes ligados à cooperativas da zona sul da capital paulista acompanhou a sessão das galerias da Câmara e se posicionou contra a proposta. O grupo é ligado ao vereador Milton Leite (DEM).
Além dos três pedidos para que a CPI aborde o tema transportes, há outros 17 pedidos de CPI's na Câmara para investigar outros temas. 
Portal Terra