segunda-feira, 17 de junho de 2013

Neste momento, manifestantes fecham Praça Sete, em Belo Horizonte

Cerca de mil manifestantes fecharam a Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, no início da tarde desta segunda-feira (17), diz Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar. O movimento, marcado pelas redes sociais, ocupa os quarteirões fechados e o cruzamento das avenidas Afonso Pena e Amazonas. O local é um dos pontos mais importantes e centrais da capital mineira. O protesto segue com tranquilidade.

A Polícia Militar, com a tropa de choque, acompanha a manifestação de longe. Às 14h40, os manifestantes chegaram à Avenida Antônio Carlos. A intenção dos protestantes é chegar até o Mineirão.  A partir das 16h, Taiti e Nigéria disputam a primeira partida da Copa das Confederações no Mineirão, que também fica na Pampulha.

Cartazes no local demonstram protestos por várias causas. Um dos gritos de guerra dos manifestantes é "Fifa go home (Fifa vá embora - em inglês), e "Minas acordou".

“O movimento é amplo, plural e democrático”, diz Juliana Rocha, uma das organizadoras da manifestação em Belo Horizonte. Ela diz que o movimento é contra os aumentos das passagens de ônibus pelo país, além de ser a favor do passe livre e contra toda forma de injustiça social provocada pelas copas das Confederações e do Mundo.

A advogada Ingrid Pontes, de 23 anos, disse que participa do movimento contra o valor de R$ 2,80 do transporte coletivo de Belo Horizonte, e que também apoia os protestantes de São Paulo. Protestos na capital paulista tiveram várias pessoas feridas e dezenas presas. Eles protestam contra o aumento das passagens do transporte coletivo.

Um protesto de servidores da educação está previsto para esta tarde, na Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como Igrejinha da Pampulha, próxima ao Mineirão.

Portal G1