terça-feira, 30 de abril de 2013

Representantes de Entidades femininas se reúnem em Garanhuns


Traçar as políticas públicas em conjunto buscando soluções comuns para as questões voltadas para o gênero em um território que compreende 18 municípios. Este foi o objetivo para a realização do III Fórum Temático de Gestoras de políticas para as mulheres, que ocorreu no auditório do Centro Administrativo Municipal,  em Garanhuns. 

O evento foi organizado pela Secretaria Estadual da Mulher, com apoio da prefeitura local. A secretária da Mulher, Cristina Buarque, esteve a frente dos trabalhos que reuniu quase a totalidade de gestoras dos municípios participantes do fórum. Ela destacou que esta forma de trabalhar, em cooperação na execução de políticas públicas para mulheres, é pioneira em todo o Pais, e até, na América Latina.
O Prefeito Izaías Régis participou da abertura do evento, acompanhado da vice-prefeita, Rosa Quidute,  e da Coordenadora da Mulher de Garanhuns, Eliane Simões.  O prefeito anfitrião agradeceu pela escolha do município para sediar o encontro e registrou que dará uma atenção especial para a recém -criada coordenadoria do município, que deverá ser transformada em secretaria municipal até janeiro de 2014.
O primeiro tema a ser abordado pela equipe foi a execução do projeto “Informação e Comunicação Compartilhada”. A secretária Cristina Buarque comentou que o diagnóstico da comunicação dos municípios do território trabalhado, 14 da Região Metropolitana do Recife e Goiana, Caruaru, Garanhuns e Petrolina, primeira etapa do projeto já foi concluída  com a visitação as assessorias de comunicação e imprensa. "Já começou a ser feita a sistematização das informações, visando um trabalho compartilhado de fortalecimento dos organismos de políticas para mulheres através da comunicação e da informação", registrou a secretária.
Em seguida, foi discutido o Regimento Interno do Fórum. A tarde a diretora de enfrentamento da violência da SecMulher, Fábia Lopes, mostrou dados do projeto Cidades Seguras para as Mulheres. O objetivo é criar estratégias comuns entre os municípios que tornem as cidades seguras para que as mulheres possam andar, pegar um transporte urbano e outras.
O técnico da SecMulher José Remon apresentou o projeto Homens pela Justiça Social. Já Elba Ravane, secretária da Mulher de Caruaru, ficou responsável por passar para o grupo as informações sobre a proposta para desenvolver coletivamente o projeto Maria da Penha Vai à Escola, que atuará junto aos estudantes da rede de ensino. 

Secretaria da Mulher de Pernambuco