segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Nos bastidores do turfe pernambucano


- O jóquei pernambucano Antonio Ferreira Matos, A.F.Matos, 19 anos, entrou para história do turfe carioca, hoje o melhor turfe do Brasil. No último sábado dia 16/02, Antonio venceu duas provas de pesos especiais, o 4º e o 6º páreo. No 4º páreo a vitória foi com o potro Asciutto que estabeleceu o novo recorde para a distância de 2000 metros com o tempo de 1m 58.s 31ss, pagando o rateio de R$. 25.00 reais para cada real apostado. No 6º páreo, o feito foi com a égua Azenha uma potranca de 3 anos, pagando RS.1.50 de rateio. Os animais Asciutto e Azenha, são de criação e propriedade do Haras Anderson.  
- Dos nove jóqueis que atuaram na última corrida no Jockey Club de Pernambuco, cinco iniciaram nas corridas de pônei. S.Paiva, A.M.Silva, W.Gomes, A.Maciel e L.Henrique que fez sua estreia no 1º páreo da programação. M.Oliveira e R.D.Lima, estavam no Jockey , mas não atuaram. No Rio de Janeiro estão os jóqueis A.F.Matos e Anderson Paiva. Em Cidade Jardim (São Paulo) estão os jóqueis Fábio Silva e Michel Platini.  
- Com a vitória da pônei Liris do Marcom na prova especial Leonardo Uchoa, o jóquei mirim Wilkler Xavier  chegou a oito vitórias igualando o recorde de Jacson Lima que já estreou a idade no projeto Jóqueis do Futuro. 
- M.Oliveira fechou com o Stud L&M, e deverá ficar no Recife até o dia 10 de março e deverá ser o jóquei oficial do Stud na programação do Clássico Sérgio Paiva.  
- O comentário nos bastidores é que o pernambucano Sandro Paiva (S.Paiva) esta tentando se transferir para o turfe carioca. 
- O treinador Paulo Nascimento responsável pelos animais do Stud Sampaio confirmou que seus animais vão participar da festa de inauguração do novo Jockey de Fortaleza, mas logo após a festa retornarão para a capital pernambucana. 
- O potro de Então Ta do Stud 13 já esta alojado no hipódromo da Gávea aos cuidados do treinador Léo Reis para ser testado na pista de grama. No areão pernambucano Então Ta não teve muita sorte. Paulo Pereira, titular do Stud 13, disse que a potranca Cheers só vai ingressar na reprodução caso não seja vendida para algum proprietário do turfe nordestino. 
- Aye Lad que foi recentemente adquirido pelo Stud Silver Blue Star deverá chegar nos próximos dias a Madalena, mas a sua participação no clássico Sérgio Paiva vai depender do seu condicionamento físico. Foi o que informou o treinador Isaias Ferreira. 
- O grande reforço do Stud São José dos Bastiões o castanho Full Poket, já esta na Madalena aos cuidados do treinador C.A.Nascimento. Full Poket deverá estrear na programação do Clássico Sérgio Paiva dia 10 de março. 
- O aprendiz Wesley Gomes foi um dos destaques da última programação. O aprendiz Levou para o disco os animais Zucco do Stud Cortez e Don Talk do Stud Alvinegro e formou a dupla do 5º páreo com Lay-Out. J.Júlio também levou para disco os animais Freedon Forever do Stud Sampaio e Porto Castelo do Stud Big Boss. 
- Mesmo não vencido na programação, o aprendiz Alan Maciel se destacou pelas excelentes condução que deu aos animais Next Flight, Olympic Tiger, Oreco e Ferreiros todos chegando em segundo sempre ameaçando o vencedor com exceção do 2º páreo. Na chamada especial, Alan ficou em terceiro com Tettore do Stud Remar. No páreo reservado aos animais da raça pônei Alan venceu, mas na condição de treinador já que ele é o responsável pelo preparo ad égua Liris do Marcom.
Com infotmações do radialista Francisco Mendonça