sábado, 23 de fevereiro de 2013

Acervo pessoal de Dom Robinson Cavalcanti é colocado à disposição do público‏


Em memória ao primeiro ano de falecimento do Bispo da Igreja Anglicana do Recife, Dom Robinson Cavalcanti, e sua esposa Mirian Cavalcanti, o Instituto Robinson Cavalcanti (IRC) inaugura oficialmente o seu Acervo Literário. São mais de 18.000 artigos e 2.500 livros que faziam parte do acervo particular de Dom Robinson, além disso, estarão disponíveis os 13 livros de sua autoria que falam sobre Teologia, Sexualidade e Política.
 
A programação já começa no dia 25 de fevereiro (segunda-feira), às 19h, no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega, no centro do Recife. Na ocasião ocorrerá uma conferência com duas palestras. A primeira tem como tema: Dom Robinson Cavalcanti e a Sexualidade humana, e será ministrada pelo Dr. Caesar Malta Sobreira; já a segunda palestra tem o seguinte tema: Dom Robinson Cavalcanti e a Ciência Política, com o Professor Hely Ferreira. A Coordenação é do Rev. Maurício Amazonas, Presidente do IRC.
 
No dia 26 de fevereiro (terça-feira), data da morte do Bispo e de sua esposa, a programação começa às 7h30, na sede da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB) que fica no bairro da Estância, no Recife. Primeiramente haverá um café da manhã patrocinado pela Livraria Luz & Vida. Em seguida, o presidente da AIECB, Pastor Aurivan Marinho, dará palavra de acolhida ao Acervo Literário do IRC.
 
Às 9h, o professor Wanderley da Rosa irá palestrar sobre o tema: Dom Robinson Cavalcanti e a importância da vida Acadêmica. Após a explanação haverá a assinatura de parcerias entre o IRC e algumas entidades religiosas e acadêmicas, entre elas a Faculdade Unida de Vitória do Espírito Santo, com quem será possível realizar a convalidação dos cursos livres em Teologia; e com o Colégio 2001, que disponibilizará a estrutura física para as aulas da convalidação.
 
Por ser uma instituição que não se prende a uma denominação religiosa, durante toda a programação representantes dos diversos segmentos evangélicos vão estar presentes, como o Reitor do Seminário Teológico Batista Nacional (Seteban-PE), Pastor Herivando Costa, o Diretor do Seminário Congregacional do Recife, Pastor Pedro Silva, o Diretor da Faculdade Unida de Vitória do Espírito Santo, Prof. Wanderley Rosa, o Presidente da AIECB, Pastor Aurivan Marinho, o Bispo da Igreja Anglicana do Recife, Dom Miguel Uchoa e o Pastor da Igreja Presbiteriana e Diretor do Colégio 2001, Silas Menezes. Além desses, representantes da Sociedade Bíblica do Brasil, da Editora Ultimato, da Aliança Bíblica Universitária e da Livraria Luz & Vida também confirmaram presença.
 
As vagas para o evento da Livraria Cultura são limitadas e para se inscrever é só enviar um e-mail paraircnacional@gmail.com. Para outras informações é só entrar em contato pelos telefones: (81) 8844.6888 / 8178.0520.
 
Serviço
 
Instituto Robinson Cavalcanti - Rua Rossine Roosevelt de Albuquerque, N° 10, Sala 02, Jaboatão dos Guararapes, PE.
 
Livraria Cultura (Paço Alfândega) - R. Madre de Deus, s/n, Paço Alfândega, Recife – PE.
 
Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB) - Avenida Dr. José Rufino, 968, Estância, Recife – PE (próximo ao Centro de Treinamento da Honda).

Dom Robinson Cavalcanti
 
Edward Robinson de Barros Cavalcanti, nasceu no Recife, em 21 de Junho de 1944, e foi Bispo da Diocese do Recife – Comunhão Anglicana. Era bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e com licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Católica de Pernambuco. Fez mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ). Dom Robinson Cavalcanti foi coordenador de graduação, de pós-graduação e de mestrado, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), além de diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ao todo ele publicou, no Brasil e no exterior, mais 1.000 artigos sobre Teologia e Ciência Política, além de 13 livros sobre teologia, sexualidade e política. Dom Robinson e sua esposa, Miriam Cavalcanti, foram assassinados em 26 de fevereiro de 2012, pelo filho adotivo, Eduardo Cavalcanti.