segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Polícia resgata cão de guarda vítima de maus tratos


Mais um cão de guarda vítima de maus tratos foi resgatado no Recife , nesta segunda-feira (21), em uma ação conjunta do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) e da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambientea (Cipoma). Na terça-feira anterior (15), um outro cão, da mesma empresa, foi flagradado abandonado em um terreno vazio e cheio de mato no bairro do Rosarinho, na Zona Norte do Recife.
A polícia chegou ao local após denúncia de vizinhos. O cão desta segunda é também um pitbull e estava em uma casa no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. "Tem 15 dias que ele estava sem comer, sem água. Ele estava sem latir, só uivando de fome", afirma a dona de casa Marinalva Gonçalves.
O animal ficava em um espaço limitado, sujo e sem local para se proteger do sol, a não ser por algumas telhas, que também esquentam muito. Do lado de fora da construção, uma placa alertava: 'Cuidado! Cão feroz', mas os policiais não tiveram dificuldade em capturar o animal.
A casa pertence a uma construtota e o cachorro é de uma empresa especializada em animais de guarda, a mesma responsável pelo cão resgatado na semana passada.
O cão resgatado nesta segunda passou pelos primeiros exames e foi recolhido para tratamento. "A gente verifica primeiro que ele tem muitos parasitas, muitos carrapatos", aponta a veterinária do Centro de Vigilância Ambiental, Jael Moraes Amaral.
Os donos da empresa foram procurados e compareceram à Delegacia do Meio Ambiente, mas não quiseram falar com a imprensa. A delegada responsável pelo caso, Eliane Caldas, conta que o empresário culpou funcionários, que não estariam cumprindo ordens. "Ele é o responsável direto, de qualquer forma. Estamos fazendo um TCO [termo circunstânciado de ocorrência], colhendo depoimentos e vamos encaminhar ao juizado. Cabe ao juiz determinar a punição", explica a delegada.
Portal G1