segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Campanha Basta de Violência Contra as Mulheres mobilizou milhares de pessoas em todo o Estado


 “Sempre ouvi dizer que numa mulher não se bate nem com uma flor...”. Esse refrão da música Cala a Boca Menino, de Capiba, retrata bem o objetivo da Campanha educativa “Basta de Violência contra as Mulheres”, desenvolvida pela Secretaria Estadual da Mulher, em parceria com diversos organismos de mulheres em todo o Estado. No último domingo (27), houve uma ação simultânea nas praias (de rio ou mar) de 24 municípios, onde equipes técnicas conversaram com os transeuntes sobre a importância da denúncia nos casos de agressões contra as mulheres e entregaram kits de enfrentamento da violência contendo panfletos educativos, viseiras e praguinhas.
No Recife, as equipes da SecMulher se concentraram em dois pontos : em frente ao edifício Acaiaca, em Boa Viagem e no Polo Pina, onde uma bandinha de música tocou frevos com letras que falavam sobre a mulher. O casal Ivanildo Fernando e Marcela Andrade, moradores do bairro do Coque, que passavam no local em direção à praia, receberam instruções sobre o tema. Para eles, a ação é muito importante, pois “através dela podemos conhecer os direitos e saber onde denunciar os casos que ocorrem na comunidade”.   
A Secretária Cristina Buarque visitou os dois pontos, cumprimentando a população e estimulando a denúncia. Para ela, deve-se coibir qualquer tipo de violência contra as mulheres, para isso, disse a gestora, em parceria com os municípios “Estamos desenvolvendo políticas públicas que olhem e pensem na população. Homens e Mulheres tem o mesmo valor na sociedade, e para que isso ocorra de fato precisamos reeducar as pessoas, não apenas os agressores”.
Cada um dos 24 municípios envolvidos na ação recebeu os kits de enfrentamento da violência contra as mulheres da SecMulher, mas organizaram as atividades da “Campanha Basta  de Violência Contra as Mulheres”, de forma individual no período das 10h às 14h quando o fluxo de pessoas nas praias é mais intenso.  O principal objetivo da campanha é sensibilizar a população para denunciar os casos de violência, explica a diretora de enfrentamento da violência contra a mulher, Fábia Lopes.
Em Jaboatão dos Guararapes - RMR, equipes técnicas do município estava concentrada em frente a igrejinha de Piedade. Em Barreiros, na Mata Sul, a 1º Campanha Basta de Violência contra as Mulheres foi realizada no engenho Cachoeira Alta, na Bica do Eraldo e no Engenho Bom Jardim, na Bica do Bira, com a distribuição do material educativo. Em Petrolina, no sertão, a movimentação foi feita no Balneário de Pedrinhas e na Ilha do Rodeadouro.
Também realizaram a ação: Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Olinda e Paulista. Na Mata Sul: Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré; Na Mata Norte: Goiana: No Sertão, cujos municípios ficam localizados a margem do rio São Francisco: Belém de São Francisco, Cabrobó, Itacuruba, Jatobá, Orocó, Petrolândia  e Santa Maria da Boa Vista, Também será atingido o arquipélago de Fernando de Noronha. A campanha segue até o Carnaval quando será iniciada a campanha Violência contra a Mulher é Coisa de Outros Carnavais - 2013.
Secretaria da Mulher de Pernambuco