sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Eleições 2012: Daniel Coelho assume vice-liderança nas pesquisas de opinião

O candidato tucano à Prefeitura do Recife, Daniel Coelho, assumiu a segunda posição na preferência do eleitorado, deixando para trás o petista Humberto Costa na briga por uma vaga no segundo turno contra o líder nas pesquisas, Geraldo Julio, apontou pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira.


Segundo o levantamento, encomendado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, Julio, candidato do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, tem 42 por cento da preferência do eleitorado, ante os 34 por cento apontados em pesquisa divulgada pelo instituto em 12 de setembro.
Com 47 por cento dos votos válidos, segundo o Datafolha, Julio não conseguiria vencer a eleição na capital pernambucana já no primeiro turno, marcado para 7 de outubro. Coelho superou Costa na disputa pela segunda colocação, e agora soma 22 por cento, 2 pontos percentuais a mais do que no levantamento anterior. Costa, por sua vez, tem 17 por cento agora, contra 23 por cento na sondagem do dia 12.
Mendonça Filho (DEM) ocupa a quarta colocação, com 5 por cento, oscilando 3 pontos para baixo na comparação com a pesquisa anterior.Edna Costa (PPL) aparece com 2 por cento da preferência do eleitorado, enquanto Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) somam 1 por cento cada.
Seis por cento dos entrevistados declararam voto branco ou nulo, e 5 por cento disseram não saber em quem vão votar. O Datafolha ouviu 1.146 pessoas na capital pernambucana entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.
Caminhada - O senador Aécio Neves (PSDB-MG) participou, na tarde desta quinta-feira, de um evento na campanha de Daniel Coelho (PSDB), candidato a prefeito do Recife. A participação do líder nacional do seu partido na campanha contrasta com o discurso, repetido por Coelho, de ser o candidato sem caciques.
"Nossa campanha vai discutir os temas do Recife. Não existe contradição em realizar uma caminhada com o senador", declarou Daniel Coelho, que se diz contrário a nacionalizar a campanha local. O candidato é o segundo nas pesquisas de intenção de voto, com 21% das citações, de acordo com o Vox Populi divulgado na quarta-feira.

Com informações do Portal Terra (Celso Calheiros) e da Revista Exame