quinta-feira, 31 de maio de 2012

Comissão Estadual da Verdade será aberta nesta sexta

O governador Eduardo Campos instala amanhã (1º/06), às 16 horas, em solenidade nos jardins do Palácio do Campo das Princesas, a Comissão Estadual da Memória e da Verdade. Antes, o governador recebe integrantes do grupo e outros convidados para um almoço, às 13h, fechado para a Imprensa.

Criada pelo Projeto de Lei do Executivo de nº. 840/2012, a Comissão da Verdade pernambucana vai apurar e esclarecer crimes de sequestro, morte, desaparecimento e tortura ocorridos no território de Pernambuco ou contra pernambucanos, ainda que fora do Estado, entre os anos de 1946 e 1988.

A Comissão é composta por nove membros e será coordenada pelo ex-deputado Fernando Vasconcelos Coelho. Além dele, fazem parte do grupo o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, O advogado e ex-secretário estadual de Justiça, Humberto Vieira de Melo; um dos fundadores do Gajop, ex-deputado federal e também ex-secretário de Justiça, Roberto Franca; o coordenador do Gajop, Manoel Moraes; a historiadora e consultora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Socorro Ferraz; além da professora aposentada da UFPE, Nadja Brayner; o advogado e ex-deputado Pedro Eurico de Barros e o advogado Gilberto Marques.

Serviço:
Instalação da Comissão Estadual da Memória e da Verdade.
Dia: sexta-feira, 01/6
Hora: 16h
Local: Jardins do Palácio do Campo das Princesas

Secretaria de Imprensa de Pernambuco