terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Polícias reprimem grupo suspeito de falsificar carteiras de habilitações‏

A Secretaria de Defesa Social, através das Polícias Civil e Militar, deflagrou esta manhã (31), uma operação para desarticular um esquema de comercialização de carteiras de habilitação falsas (CNH) em várias cidades de Pernambuco. Intitulada de Operação Espelho, a ação cumpriu 03 mandados de prisão preventiva e 09 mandados de busca a apreensão expedidos pela Comarca de Paulista.

Mais de 100 policiais, entre civis e militares, cumpriram as medidas cautelares em cidades da Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste. Os três suspeitos com prisões decretadas foram capturados nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Escada e Feira Nova. A Delegacia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos (DECASP) da Polícia Civil foi responsável pelas investigações que duraram aproximadamente 6 meses.

Entre os presos estão dois mecânicos que faziam a captação de pessoas interessadas na fraude. Elas pagavam até R$ 2 mil para tirar o documento falsificado. Um terceiro envolvido apontado como chefe do grupo adulterava as habilitações. Ele dava entrada no Detran na inscrição do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e com a numeração verdadeira inseria os dados destas pessoas numa cédula de CNH falsa, prática conhecida como “espelho”.

Durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão na casa de um policial militar foi apreendida uma vasta documentação que relaciona o servidor com a fraude. Neste momento, todos os suspeitos estão na sede da Decasp prestando depoimento. Até o final do inquérito policial, todos serão indiciados pelos crimes de uso de documento falso, formação de quadrilha e falsidade de documento público.

Polícia Civil de Pernambuco