sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fase decisiva do Desafio Sebrae começa dia 18 de novembro

Brasília - Com a divulgação dos vencedores estaduais da terceira fase do Desafio Sebrae Brasil 2011, até esta sexta-feira (28), as equipes classificadas agora começam a se preparar para as etapas decisivas da competição. A semifinal e a final nacional estão marcadas para o período de 18 a 22 de novembro, em Brasília. Ao todo serão 32 equipes disputando o título de campeã.

O Desafio Sebrae é um jogo que tem a participação de estudantes universitários de todo o país e está na sua décima primeira edição. Os jogadores formam grupos de três a cinco integrantes e testam sua capacidade de administrar uma empresa virtual, tomar decisões e trabalhar em equipe. A competição é realizada em cinco fases: as três primeiras são virtuais - classificatória estadual, semifinal estadual e final estadual; as duas últimas são presenciais, em âmbito nacional - a semifinal e a final.

A iniciativa é do Sebrae e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e pretende disseminar a cultura empreendedora. O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e ainda desenvolve a capacidade gerencial empresarial. Também é uma oportunidade valiosa para os universitários serem reconhecidos no mercado de trabalho.

O tema da empresa virtual de 2011 foi a indústria da bicicleta. O desafio começou em maio com quase 150 mil participantes inscritos. Durante o jogo, as equipes tiveram que produzir bicicletas de três categorias diferentes: transporte urbano, esporte e lazer. Velocidade, conforto, segurança e resistência eram requisitos a serem cumpridos pelos competidores, que deviam ainda gerenciar questões como produção, marketing, distribuição do negócio virtual.

Terminada as fases virtuais, o Desafio Sebrae terá sua semifinal a partir do dia 18 de novembro em Brasília, com a participação de 32 grupos vencedores em seus estados. Eles vão estar confinados num hotel da capital federal, vivenciando e trocando experiências e buscando pontos importantes.

Os grupos serão divididos em oito chaves de quatro equipes e apenas o vencedor de cada chave passará para a final. Dentro das salas de decisão, longe de qualquer contato, as equipes se verão em situações de alta responsabilidade. Cada escolha pode mudar o resultado da competição. Os finalistas receberão como prêmio um Ipad.

Na final nacional serão concedidas aos integrantes dessa etapa uma bolsa integral de estudos na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já a equipe vencedora do Desafio Sebrae de 2011 ganha uma viagem com dez dias de duração a um centro de referência mundial em empreendedorismo, com programação de visitas técnicas organizadas exclusivamente pela coordenação da competição a empresas, universidades e incubadoras.

Agência Sebrae