sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Luto: Jornalista pernambucano Duda Guennes morre em Portugal


O jornalista pernambucano Eduardo Guennes Tavares de Lima, conhecido como Duda Guennes, morreu na madrugada desta sexta-feira (30), em Lisboa, Portugal. Duda era autor da coluna "Meu Brasil Brasileiro", do jornal A Bola, desde 1980, que se tornou a mais antiga de Portugal. No Brasil, o jornalista colaborou com O Globo, com o Jornal do Commercio e com O Pasquim. Em 1974, foi para Lisboa e tornou-se correspondente em Portugal. Foi também crítico de teatro e tradutor. Atualmente, dedicava-se a escrever um livro sobre a morte.

Pasquim - O Pasquim foi um semanário brasileiro editado entre 26 de junho de 1969 e 11 de novembro de 1991, reconhecido por seu papel de oposição ao regime militar. De uma tiragem inicial de 20 mil exemplares, que a princípio parecia exagerada, o semanário atingiu a marca de mais de 200 mil em seu auge, em meados dos anos 1970, se tornando um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro.

A princípio uma publicação comportamental (falava sobre sexo, drogas, feminismo e divórcio, entre outros) O Pasquim foi se tornando mais politizado à medida que aumentava a repressão da ditadura, principalmente após a promulgação do AI-5. A entrevista (recheada com palavrões) com a atriz Leila Diniz (1945-1972) ao semanário acabou instituindo a Censura Prévia no Brasil, na década de 70.