quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Prêmio Sebrae de Jornalismo

Brasília - Apoiar e incentivar a produção de matérias e reportagens relativas ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Brasil. Essa é a proposta da quarta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, lançado nesta quarta-feira (31). Poderão concorrer pautas ligadas a empreendedorismo, cooperação, competitividade, inovação, inclusão produtiva, sustentabilidade e políticas públicas. O prêmio conta com a participação promocional da Revista Imprensa.

As inscrições vão até o dia 16 de janeiro de 2012. Poderão ser inscritas matérias/reportagens publicadas no período de 1º de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2011. Para saber mais sobre os formatos de entrega dos trabalhos, acesse o site www.portalimprensa.com.br/premiosebrae .

A novidade desta edição é a inclusão de uma menção honrosa para trabalhos publicados nas redes sociais. Segundo a gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae, Cândida Bittencourt, a instituição é pioneira no reconhecimento da dinâmica dessa nova forma de disponibilizar a informação. “No ano passado, fomos elogiados por termos a categoria Web. Isso mostra a importância de a informação chegar o mais rápido possível aos leitores”, aponta.

A gerente lembra ainda que a cada ano o Sebrae procura fortalecer o prêmio, com novos elementos, como a valorização do potencial regional. “Temos uma etapa estadual e outra regional, antes da última, a nacional. Isso dá aos estados a possibilidade de serem avaliados localmente e ganharem reconhecimento. No ano passado, tivemos vencedores das regiões Norte e Nordeste, o que mostra que não premiamos apenas um eixo e levamos em consideração as características locais. Inclusive as dificuldades, como as condições de apuração, são ponderadas no momento do julgamento”, explica.
A edição 2011 do Prêmio Sebrae teve mais de mil trabalhos inscritos e contou com a presença de jornalistas de todas as unidades da federação.

De acordo com a analista da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae, Andréa Sekeff, a avaliação dos trabalhos nas redes sociais permitirá um estudo de caso e o reconhecimento sobre a forma que a imprensa está lidando com a cobertura por meio das redes sociais. “O jornalismo é único, os valores-notícia são os mesmos. O que muda é a forma de fazer”, diz.

Categorias

O prêmio contará com quatro categorias tradicionais: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Webjornalismo. Os profissionais poderão concorrer ainda ao Prêmio Especial do Júri Sebrae, caso tenham tido matérias publicadas com a temática Sustentabilidade nas MPE. Tanto os vencedores das categorias tradicionais quanto o do prêmio especial receberão R$ 12,5 mil.

De todas as categorias, a melhor matéria avaliada pelo júri receberá o título de Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo. O ganhador será contemplado com o valor máximo desta edição: R$ 25 mil. As menções honrosas ganham destaque em 2011: a referente à melhor imagem e à melhor cobertura jornalística feita por blog ou rede social, de acordo com os critérios temáticos estabelecidos no regulamento. Cada premiado com a menção honrosa receberá R$ 3 mil. No total, serão distribuídos R$ 96,5 mil em prêmios.

Confira os prêmios:

• PRÊMIO SEBRAE DE JORNALISMO IMPRESSO – R$ 12.500,00

• PRÊMIO SEBRAE DE RADIOJORNALISMO – R$ 12.500,00

• PRÊMIO SEBRAE DE TELEJORNALISMO – R$ 12.500,00

• PRÊMIO SEBRAE DE WEBJORNALISMO – R$ 12.500,00

Também serão concedidas premiações especiais, a saber:

• GRANDE PRÊMIO SEBRAE DE JORNALISMO – R$ 25.000,00
À melhor matéria inscrita em qualquer uma das categorias.

• PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI SEBRAE – R$ 12.500,00
À melhor matéria inscrita sobre a pauta Sustentabilidade nos pequenos negócios.

• MENÇÃO HONROSA FOTOJORNALISMO – R$ 3.000,00
Ao trabalho de melhor imagem em jornalismo impresso ou webjornalismo.

• MENÇÃO HONROSA REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO – R$ 3.000,0 0
Ao trabalho de melhor imagem como reportagem cinematográfica.

• MENÇÃO HONROSA DE MÍDIAS SOCIAIS – R$ 3.000,00
À melhor cobertura jornalística feita em blogs e/ou redes sociais.

Agência Sebrae




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