terça-feira, 21 de outubro de 2025

🎬 Paulista ganha documentário sobre a luta e a memória do Cine Teatro Paulo Freire 🎞


Paulista, PE – 21 de outubro de 2025 – Após 17 anos de portas fechadas, o Cine Teatro Paulo Freire, único espaço cultural público da cidade de Paulista, será homenageado no documentário “CINE TEATRO PAULO FREIRE: HISTÓRIA, MEMÓRIA e RESISTÊNCIA”, que estreia no próximo 29 de outubro, às 19h, no Parque Aurora.

📽️ Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o filme tem como objetivo preservar a memória do teatro e registrar a mobilização da classe artística local pela sua reabertura e restauração. As gravações foram finalizadas em 7 de abril de 2025.

🎥 Com direção e roteiro de Carlos Amorim, o documentário denuncia o risco de demolição do espaço histórico, mesmo após a chegada de recursos para sua reconstrução. “A Prefeitura quer destruir o que resta do Teatro e construir outro com o mesmo nome. A classe artística e historiadores querem a mesma estrutura, para preservar a história e memória do local”, afirma Amorim.

👥 Equipe e participações

A produção reúne nomes como:

- Renata Mascarenhas – Produtora Executiva (RM Artes Produções)  
- Edilza Soares – Produtora  
- Adriano Lima – Direção de Fotografia (Angola Filmes)  
- Gerson Alves e Vinicius Coutinho – Atores participantes  

🗣️ O filme também traz depoimentos de artistas, professores, pesquisadores e historiadores da cidade, que compartilham suas vivências e a importância do teatro como espaço de cultura, formação e resistência.

🏛️ O Cine Teatro Paulo Freire é símbolo da luta pela valorização da cultura em Paulista. O documentário é um chamado à preservação da memória coletiva e à defesa dos espaços públicos de arte.