ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando manchetes...

Faça sua pesquisa aqui no Blog

quarta-feira, 4 de novembro de 2026

🎭 O Palco de Volta à Cena: Paulista Resgata Mais de Oito Décadas de Tradição Cultural com a Requalificação do Histórico Cineteatro Paulo Freire


🎬 A Prefeitura de Paulista está realizando a obra de requalificação do tradicional Cineteatro Paulo Freire, um marco cultural com mais de 80 anos de história que promete revitalizar o lazer e as artes no município. O espaço, que teve origens no antigo "cine goteira" ao ar livre nos anos 40 e na inauguração do Cine Municipal em 1944, estava fechado e interditado desde 2008 devido à falta de manutenção. A nova estrutura está sendo construída no terreno original e já conta com cerca de 40% das obras concluídas, unindo memória afetiva e modernidade para atender a nova geração de artistas e espectadores locais.


🏗️ Com uma área construída de 965,47 metros quadrados dividida em dois pavimentos, o novo equipamento cultural terá capacidade para 250 lugares e completa infraestrutura que inclui foyer, snack bar, mezanino, salas de controle, palco multifuncional, camarins e oito banheiros. O projeto arquitetônico prioriza a inclusão social e traz como grande destaque a acessibilidade total, contando com rampas, pisos e mapas táteis, sinalização em Braille e uma plataforma elevatória para garantir o acesso democrático de artistas e cidadãos com mobilidade reduzida.


👥 A iniciativa de resgate histórico é acompanhada de perto pela sociedade civil, contando com visitas técnicas mensais de uma comissão fiscalizadora formada por artistas, vereadores, historiadores e membros do Conselho Municipal de Política Cultural. Ícones da cultura local, como a pioneira atriz Bernadete Serpa, o professor José Ricardo Souza e o diretor teatral Vinícius Coutinho, celebram a retomada do espaço que marcou suas trajetórias. Com climatização, sistemas modernos de combate a incêndio e acústica planejada, o cineteatro reaparece como um dos patrimônios mais relevantes para fortalecer a cena artística pernambucana.

📸 Fotos: Divulgação 

ℹ️ Informações de Serviço

 * Local: Cineteatro Paulo Freire (Centro do Paulista, PE)
 * Status da Obra: Em andamento (aproximadamente 40% concluída)
 * Capacidade planejada: 250 lugares
 * Estrutura: Dois pavimentos, palco multifuncional, camarins, foyer com snack bar, climatização e acessibilidade completa (piso tátil, rampas e plataforma elevatória)
 * Acompanhamento: Comissão de fiscalização com representantes da Prefeitura e do Conselho Municipal de Política Cultural