A partir deste sábado, 8 de novembro, o museu-ateliê Oficina Francisco Brennand, no Recife, inaugura a exposição inédita “Noites de Sol” — um encontro poético e visual entre os versos de Deborah Brennand e a pintura contemporânea da artista amorí, com curadoria de Rita Vênus. A entrada será gratuita no dia da estreia 🎟️.
Inspirada no livro “Noites de Sol ou As Viagens do Sonho” (1966), de Deborah Brennand, a mostra propõe um diálogo entre luz e sombra, tempo e sonho, ruralidade e imaginação. A artista amorí apresenta a obra inédita “tudo aceso no profundo azul da noite”, criada especialmente para a exposição, que também inclui o desenho “O sonho” (1950), de Francisco Brennand 🖼️.
📍 O espaço expositivo, projetado pelo arquiteto Alberto Rheingantz, convida à contemplação com ambientação intimista e mobiliário acolhedor. A mostra ficará em cartaz por seis meses na entressala do Cineteatro Deborah Brennand, na Várzea.
🎧 Um dos destaques é a faixa sonora com onze poemas recitados por Rita Vênus e Aura do Nascimento, além de um exemplar raro da edição original do livro de 1966 e grande parte da obra de Deborah disponível para leitura.
Segundo a curadora, “Noites de Sol” é uma ponte entre a Oficina e a arte contemporânea, reafirmando o espaço como um dos grandes polos culturais do Brasil. “A literatura encontra terreno fértil na cidadela, espalhando-se pelos muros e esculturas”, afirma Rita Vênus.
✍️ Sobre Deborah Brennand
Poeta pernambucana nascida em Nazaré da Mata, Deborah teve forte ligação com a natureza e os animais. Participou do Movimento Armorial e foi homenageada por Francisco Brennand com a escultura “Cabeça de Deborah” (1946) e o nome do cineteatro. Ocupou a cadeira 37 da Academia Pernambucana de Letras e publicou obras como “Claridade” (1996) e “Maçãs Negras” (2001).
🎨 Sobre Amorí
Nascida em 1995 na Zona da Mata Sul, amorí trabalha com materiais como látex, ferro e cerâmica. Suas obras exploram paisagens da memória e universos oníricos. Em 2025, foi selecionada para o Programa de Residência Artística da Galeria Luis Maluf, em São Paulo.
🏛️ Sobre a Oficina Francisco Brennand
Fundada em 1971 e transformada em instituto cultural em 2019, a Oficina promove práticas artísticas e educativas contemporâneas, preservando o legado de Francisco Brennand. Localizada na Mata da Várzea, abriga esculturas monumentais, jardins de Burle Marx, capela, café-restaurante e a Casa Zero, no Bairro do Recife.
📅 Serviço
Exposição “Noites de Sol”
🗓️ Quando: 8 de novembro (sábado), às 10h
📍 Onde: Entressala do Cineteatro Deborah Brennand, Oficina Francisco Brennand
📌 Endereço: Propriedade Santos Cosme e Damião - Rua Diogo de Vasconcelos, S/N, Várzea, Recife
🎟️ Ingressos: gratuitos no dia da estreia. Após a data, mediante acesso à Oficina.
🔗 Instagram: @oficinafranciscobrennand