🍇🍈 A manhã desta sexta-feira (20) foi marcada por um importante debate na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR). O encontro reuniu autoridades, produtores e exportadores para discutir os desafios e oportunidades da fruticultura do Vale do São Francisco no mercado internacional.
Participaram da reunião o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, e o diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, além de representantes da Abrafrutas, produtores de manga e uva e o presidente do SPR, Jailson Lira.
🚢 Porto de Suape como alternativa logística
- O Governo de Pernambuco anunciou medidas para resolver gargalos de logística, tarifas e linhas marítimas.
- A iniciativa faz parte do Pacto pelo Agro, que busca fortalecer a competitividade das frutas brasileiras.
- Armando Monteiro destacou que, a partir de julho de 2026, Suape contará com novos terminais e terá um representante em Petrolina para atender diretamente os produtores.
🌍 Expansão das exportações
Segundo Jailson Lira, os fruticultores querem ampliar o uso de Suape para exportar frutas e importar insumos, tornando o porto um player estratégico nas novas rotas marítimas, como China e Europa.
📑 O encontro foi encerrado com a assinatura de um protocolo de intenções para cooperação institucional e técnica, visando apoiar a fruticultura e melhorar o escoamento da produção pelo Porto de Suape.
🍇 Para o produtor e exportador de uva Arthur Grimaldi (Valexport), o evento trouxe boas perspectivas: “Agora temos uma possibilidade real de exportar nossas frutas e importar insumos por Suape, de contar com a retomada da Transnordestina, diminuindo nossos custos e aumentando nossa competitividade. Foi um evento muito positivo”.
🔗 Mais informações sobre o Porto de Suape e suas operações podem ser acessadas no site oficial: www.suape.pe.gov.br.